Palestra Especial


Título:
Tecnologia da Informação - Panorama e perspectiva no Brasil
Palestrante:
Prof. Dr. Virgílio Augusto F. de Almeida
Vídeos:
Local:
Auditório do IMECC
Data/Hora:
22/05/2012 às 9h
Prof. Virgílio Augusto F. de Almeida é Secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência e Tecnologia e Professor na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


Minicurso


Título:
Fundamentos de estatística para computação
Palestrante:
Prof. Jorge Stolfi
Fotos:
clique aqui (anotações do Prof. Jorge Stolfi na lousa)
Vídeos:
Apostila:
Resumo:
Este microcurso é uma revisão dos conceitos e métodos fundamentais de probabilidade e estatística que, com probabilidade próxima de 1, serão úteis para pós-graduação em computação.

A revisão inclui os conceitos de probabilidade, variável aleatória, distribuições de probabilidade, valor esperado e variância, probabilidade condicional, e a fórmula de Bayes. Veremos em seguida o conceito de quantidade de informação e entropia, informação condicional, e conceitos relacionados. Abordaremos então o problema de estimação de parâmetros, em particular estimadores para média e variância.

Finalmente, veremos critérios básicos para projetar experimentos e especificar confiabilidade de medidas experimentais, incluindo intervalos de confiança e critério de Student. Em todo curso será dada maior atenção a variáveis discretas, com referência ocasional a variãveis contínuas.
Local:
Sala 85 (IC2)
Data/Hora:
22/05/2012 das 16h às 19:30h
Prof. Jorge Stolfi é Ph.D pela Stanford University em 1988 e Professor Titular do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).