Technical Reports Published in 2021

  • IC-21-06 pdf bib
    Anais do XVI Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica do IC-Unicamp.
    Prof. Julio Cesar dos Reis, Profa. Esther Luna Colombini, Profa. Juliana Freitag Borin, André Gomes Regino, André Luiz do Canto Portela, Enio de Jesus Pontes Monteiro, Gustavo Caetano Borges, Helena de Almeida Maia, Lahis Almeida, Letícia Bomfim, Milene Elizabeth Rigolin, Victor Jesús Sotelo Chico, and Yan Prada Moro.
    December 2021. Partly in English, partly in Portuguese, 32 pages.

    Resumo: Este relatório técnico contém os resumos de 4 trabalhos cujos artigos foram autorizados a serem publicados no XVI Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica (WTD), do Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), edição 2021. O XVI Workshop ocorreu entre os dias 15 e 16 de Dezembro de 2021 e contou com mais de 100 participantes, entre ouvintes ao vivo e apresentadores de trabalhos. O evento contemplou 4 artigos curtos, 16 lightning talks e 16 produções em vídeo. Aos alunos foi dada a possibilidade de escolher a forma de apresentação (lightning talk ou produção em video), bem como escolher se desejasse publicar ou não seu trabalho nos anais do evento. A publicação dos resumos sob forma de relatório técnico tem por objetivo divulgar os trabalhos em andamento e concluídos e registrar, de forma sucinta, o estado da arte da pesquisa do Instituto de Computação no ano de 2021.

  • IC-21-05 pdf bib
    Soluções em IoT para o monitoramento dos protocolos sanitários no retorno às aulas presenciais no estado de São Paulo.
    Maiara Cardoso Soares, Rodrigo Diniz, and Juliana Freitag Borin.
    December 2021. In Portuguese, 26 pages.

    Resumo: Este trabalho é um artigo produzido para o projeto da disciplina Internet das Coisas (IoT), com o objetivo de encontrar soluções e viabilidade técnica do uso de IoT para monitorar o cumprimento dos protocolos sanitários requeridos pelo estado de São Paulo na volta às aulas de 2021 em meio ao cenário de pandemia por COVID-19. Foram realizadas pesquisas sobre soluções comerciais e acadêmicas já existentes para aplicar no monitoramento dos protocolos sanitários selecionados para pesquisa, desta maneira foram apresentadas comparações e considerações que apontam para a viabilidade técnica na implementação, e a importância dessas soluções encontradas para auxiliar na contenção do vírus frente ao momento atual em estado de pandemia.

  • IC-21-04 pdf bib
    Vertical Federated Learning for Emulation of Business-to-Business Applications at the Edge.
    Carlos Avelar, João Vitor Gonçalves, Silvana Trindade, and Nelson L. S. da Fonseca.
    February 2021. In English, 12 pages.

    Abstract: Given the ever-increasing constraints and concerns regarding data privacy and sharing, a method to train collaborative machine learning models without exposing training data can become a major part of the way that data science is done. In this work, we illustrate the concepts of Vertical Federated Learning, along with a practical implementation emulating a real scenario of collaborative training of a model. We evaluate the cost associated with homomorphic encryption that enables Federated Learning approaches and show results of an MNIST solving model using Vertical Federated Learning.

  • IC-21-03 pdf bib
    Ambientes ubíquos e pervasivos em hospitais: Uma revisão sistemática de literatura focada em aspectos sociais, emocionais e enativos.
    Luã Marcelo Muriana, Andressa Cristina dos Santos, and Maria Cecília C. Baranauskas.
    February 2021. In Portuguese, 28 pages.

    Resumo: A computação ubíqua e pervasiva, implica no uso de sistemas computacionais com sensores e atuadores, que podem estar conectados em rede, podem ter diversas interfaces e estar presentes em qualquer tipo de objeto, de modo que tarefas computacionais sejam realizadas de maneira implícita pelo usuário. Essas novas tecnologias permitem que a interação com a tecnologia seja mais imersiva, na qual processos humanos e tecnológicos estão mais interligados/acoplados. Esse acoplamento pode ser visto a partir da perspectiva da enação, cujo processo de produção de sentido (sense-making) ocorre a partir da relação entre um sujeito e um mundo a partir do sistema sensório-motor (ação e percepção). Neste contexto, a presença do fator social desenvolve um papel relevante nos sistemas computacionais atuais. Assim, um novo conceito de sistema aliado à enação, pervasividade e ubiquidade tem sido investigado (Sistemas Socioenativos) por meio do Projeto Temático FAPESP1. Esse projeto tem explorado novos conceitos e dimensões de sistemas computacionais e tem sido desenvolvido por meio de três cenários, sendo um deles hospitalar. Neste cenário, a tecnologia é algo que pode ajudar a promover o bem estar dos envolvidos, tornando o tratamento nesse ambiente menos estressante, especialmente para as crianças. Desta forma, conduzimos uma Revisão Sistemática de Literatura com o objetivo de levantar o estado da arte sobre o uso desses sistemas ubíquos e pervasivos em ambientes hospitalares com a interação social e emocional das pessoas envolvidas nesse ambiente. Para isso, baseados no protocolo PRISMA, realizamos buscas automáticas e selecionamos um conjunto inicial de 3.210 papers. Após processo de triagem, 33 foram incluídos no conjunto final de papers selecionados para análise. O resultado final nos permitiu analisar quais e como tecnologias são utilizadas, se elas colaboram na interação e se afetam o estado emocional das pessoas em ambientes hospitalares. E ainda, verificar se tais ambientes têm explorado os conceitos relacionados à enação.

  • IC-21-02 pdf bib
    Revisão de literatura e análise de metadados e descritores sobre tecnologias ubíquas em sistemas sociais e enativos de contextos educacionais.
    Diego Addan Gonçalves, Ricardo Edgard Caceffo, Marleny Luque Carbajal, Julio Cesar dos Reis, Rodrigo Bonacin, José Armando Valente, and M. Cecilia C. Baranauskas.
    February 2021. In Portuguese, 60 pages.

    Resumo: Este documento apresenta resultados preliminares da revisão de literatura para o projeto Sistemas Socioenativos (Projeto Temático da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP nº 2015 / 16528-0). Neste relatório, apresentamos resultados sobre interação social e interação de incorporação em contexto educacional presentes na literatura recente. Para este estudo, o protocolo PRISMA foi usado e descrito detalhadamente com base em questões de pesquisa, critérios de inclusão e exclusão, estratégia de busca e seleção e avaliação de qualidade. Como resultados preliminares, apresentamos uma visão geral dos 104 estudos selecionados apresentando dados sobre seus processadores de avaliação, tecnologias e design envolvidos, interações e processador de aprendizagem. Discutimos brevemente nossas descobertas e algumas de suas implicações para o andamento do projeto de Sistemas Socioenativos seguido de algumas sugestões para trabalhos futuros.

  • IC-21-01 pdf bib
    Preliminary results from a systematic literature review on enaction and embodiment in interactive installations.
    Emanuel Felipe Duarte, Yusseli Lizeth Méndez Mendoza, Maria Jêsca Nobre de Queiroz, and M. Cecília C. Baranauskas.
    February 2021. In English, 40 pages.

    Abstract: This technical report presents preliminary results of the museum research scenario that were achieved during the fourth year of the Socioenactive Systems project (São Paulo Research Foundation Thematic Project, FAPESP #2015/16528-0). In this report, we first briefly introduce the context of the Socioenactive Systems project, then, we present preliminary results from a systematic literature review on enaction and embodiment in interactive installations. The methodology of the review is thoroughly described with details about research questions, inclusion and exclusion criteria, search strategy, description of study characteristics and quality and relevance assessment. As preliminary results, we present an overview of the 80 selected documents regarding when and where were they published, by who, what was the application context, how was evaluation treated, and their calculated quality and relevance for our review. We briefly discuss our findings and some of their implications for the Socioenactive Systems project and the museum scenario. Finally, we close the report with our concluding remarks and some directions intended for the following year.


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