Technical Reports Published in 2020

  • IC-20-08 pdf bib
    Anais do XIV Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica do IC-Unicamp.
    Prof. Julio Cesar dos Reis, Profa. Esther Luna Colombini, Profa. Juliana Freitag Borin, André Gomes Regino, Enio de Jesus Pontes Monteiro, Gustavo Caetano Borges, Letícia Bomfim, and Sheila Venero.
    December 2020. Partly in English, partly in Portuguese, 96 pages.

    Resumo: Este relatório técnico contém os resumos de 13 trabalhos cujos artigos foram autorizados a serem publicados no XV Workshop de Teses, Dissertações e Trabalhos de Iniciação Científica (WTD), do Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), edição 2020. O XV Workshop ocorreu entre os dias 09 e 11 de Dezembro de 2020 e contou com cerca de 129 participantes, entre ouvintes e apresentadores de trabalhos. O evento contemplou 13 short papers, 29 lightning talks e 50 produções em vídeo. Aos alunos foi dada a possibilidade de escolher a forma de apresentação (lightning talk ou produção em video), bem como escolher se desejasse publicar ou não seu trabalho nos anais do evento. A publicação dos resumos sob forma de relatório técnico tem por objetivo divulgar os trabalhos em andamento e concluídos e registrar, de forma sucinta, o estado da arte da pesquisa do Instituto de Computação no ano de 2020.

  • IC-20-07 pdf bib
    On the relationship between software architecture and delivery capability.
    Breno Bernard Nicolau de França, Paulo Sérgio Medeiros dos Santos, and Santiago Matalonga.
    May 2020. In English, 14 pages.

    Abstract: As the adoption of continuous delivery practices increases in software organizations, different contexts struggle to make it scale for their products in a long-term evolution scenario. Several studies point out the software architecture as a relevant factor for successfully achieving continuous delivery goals. This technical report presents the research protocol for a systematic literature review to explore the relationship between the software architecture and delivery capability. From goals to analysis, we describe the rationale and planned procedures to investigate this matter.

  • IC-20-06 pdf bib
    Análise Experimental da Evolução de Links em Dados Interconectados Abertos.
    Julio Kiyoshi Rodrigues Matsoui - André Gomes Regino - Julio Cesar dos Reis.
    April 2020. In Portuguese, 20 pages.

    Resumo: A descrição de dados abertos em formato padrão sobre entidades na Web tem tido uma grande adoção nos últimos anos. O principal formato explorado na definição de elementos de dados é o Resource Description Framework (RDF). O número de repositórios de dados nesse formato provendo dados interconectados entre diferentes fontes se tornou numeroso. O grande volume de dados exige cada vez mais métodos e ferramentas automáticas para efetuar análises e correções sobre os dados. Em particular, dados interconectados no contexto da Web Semântica tendem a ser dinâmicos. Novas versões de conceitos, suas relações e instâncias são redefinidos ao longo do tempo e podem alterar o significado e propriedades das entidades. Logo, tornam-se necessárias técnicas para se entender a evolução de dados interconectados e como tal evolução influencia em interconexões estabelecidas entre bases distintas. Este relatório apresenta e discute um conjunto de análises experimentais para entender a evolução de links entre repositórios de dados descritos em RDF. Desenvolvemos uma ferramenta de análise automatizada das mudanças entre versões de uma base de conhecimento. Nossas análises investigam como essas mudanças afetam links pré-estabelecidos. Resultados obtidos indicam que as mudanças que mais ocorrem são mudanças complexas, triplas as quais sofrem algum tipo de modificação, mas especificamente modificação de um predicado ou objeto da tripla sem modificação do link relacionado ao sujeito.

  • IC-20-05 pdf bib
    Estudo da Taxonomia de Bloom e Criação de um Instrumento de Medição do Nível de Bloom no contexto de MC102.
    Guilherme Araujo, Ricardo Caceffo, Islene Garcia, and Rodolfo Azevedo.
    April 2020. In Portuguese, 53 pages.

    Resumo: Essa pesquisa se utilizou da Taxonomia de Bloom, desenvolvida com o objetivo principal de classificar o comportamento esperado de alunos diante de uma aula ou atividade, a fim de estudar possibilidades de melhorias na aprendizagem dos alunos do curso de Algoritmos e Programação de Computadores (MC102). A Taxonomia de Bloom et al. e sua adaptação por Anderson et al. definem uma pirâmide com 6 níveis taxonômicos que podem ser usados para classificar conteúdo, potencialmente ajudando educadores a encontrar problemas na construção de suas aulas e avaliações. Ainda, a pesquisa avaliou Concept Inventories (CIs), questionários de múltipla escolha utilizados para revelar conceitos mal entendidos (misconceptions) relacionados a um tópico ou matéria.

    Os objetivos da pesquisa foram: estudar a taxonomia de Bloom et al. e sua pirâmide adaptada; estabelecer critérios de classificação de questões de MC102 de acordo com a taxonomia; usá-los para classificar as questões dos CIs já desenvolvidos por Caceffo et al. em linguagem C e por Gama et al. em Python e, por fim, criar um instrumento de medição do nível de Bloom et al., aplicável a alunos de MC102.

    Deste modo, inicialmente foram elaborados critérios a fim de permitir a adoção da Taxonomia de Bloom et al. no contexto de MC102. Em seguida, os critérios foram utilizados para classificar as questões dos CI estudados. Resultados indicam que ambos os CIs se posicionam majoritariamente no nível 3 da taxonomia. Nenhuma questão foi classificada nos níveis 1, 4, 5 ou 6 para nenhum dos questionários. Nota-se, portanto, uma grande homogeneidade entre as questões dos CIs, o que é um possível indicativo de sua consistência.

    Por fim, foi criado o Instrumento de Medição do Nível de Bloom, composto por três questões de múltipla escolha para cada um dos 27 misconceptions definidos em Python por Gama et al., respectivamente nos três primeiros níveis da taxonomia, totalizando 81 questões.

    Como trabalho futuro, pretende-se aplicar o instrumento de medição aos alunos de MC102. A hipótese de pesquisa é que, para responder uma questão de determinado nível, é necessário ter-se o conhecimento dos níveis anteriores. Assim, por exemplo, um aluno que responda corretamente uma questão de nível 3 deveria ter também acertado as questões dos níveis 1 e 2.

  • IC-20-04 pdf bib
    Algoritmos de Aproximação para o Problema do Empacotamento.
    Rachel Vanucchi Saraiva and Rafael Crivellari Saliba Schouery.
    April 2020. In Portuguese, 34 pages.

    Resumo: O Problema do Empacotamento, em que busca-se a menor quantidade de recipientes necessários para armazenar um conjunto de itens, é muito relevante para o setor industrial por modelar problemas de logística, como armazenamento de produtos e corte de materiais. Como esse problema é NP-difícil, não pode ser resolvido em tempo eficiente a não ser que  ${P =
         \textit{np}}$. Esse relatório reúne as provas das razões de aproximação de algoritmos de aproximação clássicos para o problema: Next Fit, First Fit, First Fit Decreasing, e os APTAS de Karmarkar e Karp e de La Vega e Lueker. Também contém provas gerais quanto a inaproximabilidade do problema por razão menor que $3/2$, e resultados semelhantes para algoritmos online e de espaço limitado para o problema.

    Abstract: The Bin Packing Problem, where one aims to find the smallest amount of bins necessary for packing a set of items, is very relevant for the industry as it models logistic problems, like the storing of products and the cut of materials. As this problem is NP-hard, it can't be solved in efficient time unless  ${P =
         \textit{np}}$. This report gathers the proofs of the approximation ratios of classic approximation algorithms for the problem: Next Fit, First Fit, First Fit Decreasing, and the APTAS of Karmarkar and Karp and of La Vega and Lueker. It also contains general proofs as to the inapproximability of the problem by ratios smaller than $3/2$, and similar results for online and bounded-space algorithms for the problem.

  • IC-20-03 pdf bib
    An experience with deep time interactive installations within a museum scenario.
    Emanuel Felipe Duarte and M. Cecília C. Baranauskas.
    March 2020. In English, 11 pages.

    Abstract: This technical report presents preliminary results of the museum research scenario that were achieved during the third year of the Socioenactive Systems project. In this report, we first briefly introduce the context of the Socioenactive Systems project, then, we present an overview of the second workshop situated within the museum scenario, which was conducted at the Exploratory Science Museum of Unicamp. In this workshop, named “Uma Experiência no Tempo Profundo” (“An Experience on Deep Time”, in English) three interactive artifacts on the theme of deep time were exhibited at the museum and explored by $N =
         15$ participating children and adolescents between ages of 7 and 14. The workshop involved the following activities: reception, exploration, reflection and evaluation, all described within this technical report. Finally, we close the report with our concluding remarks and the next steps intended for the following year.

  • IC-20-02 pdf bib
    Relatório sobre atividades do gt-ontoescola.
    Ricardo Caceffo, Diego Gonçalves, Júlio Reis, and Cecília Baranauskas.
    March 2020. In Portuguese, 18 pages.

    Resumo: Resumo: Este trabalho é um relatório parcial do projeto temático da FAPESP “Sistemas Socioenativos: Investigando Novas Dimensões no Design da Interação Mediada por Tecnologias de Informação e Comunicação”. Em essência, o objetivo do projeto é, a partir do estudo de teorias cognitivas, ubiquidade e sistemas enativos, expandir-se esses conceitos de forma a também englobar o aspecto coletivo/social e suas particularidades, numa proposta socioenativista de interação entre indivíduos, meio e tecnologia. O projeto está organizado nas seguintes frentes: GT-Museu, GT-Hospital e GT-OntoEscola, que visam investigar, respectivamente, cenários socioenativos nos contexos de museu (Museu Exploratório de Ciências), hospital (Sobrapar) e escola (Prodecad). Este relatório técnico apresenta brevemente as realizações do GT-Escola no ano de 2019, divididas em: a) publicações realizadas, aceitas e submetidas e; b) organização do cenário para a Oficina 3.

  • IC-20-01 pdf bib
    Adicionando um “Nó” na IoHT e a reconfiguração sistêmica no ambiente.
    José Valderlei da Silva, Luã M. Muriana, Andressa C. dos Santos, and M. Cecília C. Baranauskas.
    January 2020. In Portuguese, 12 pages.

    Resumo: As coisas do mundo físico, presentes em ambientes que as pessoas habitam, podem receber tecnologias que lhes permitem capturar dados, atuar e trocar mensagens entre si. Estamos denominando Internet of Human Things (IoHT) o processo de design para ambientes IoT (sistema ubíquo), em que o Humano passa ser elemento central e atuante. Considerando que existe um ambiente configurado com uma diversidade de coisas se comunicando e trocando informações e que neste local desejamos inserir outros elementos físicos com tecnologias que farão parte da rede de coisas existentes, temos um problema de design que exige uma reorganização sistêmica. Neste relatório mostramos como estamos evoluindo a inserção de novos nós em uma rede IoHT existente. Esses novos nós estão relacionados a esses novos elementos físicos com tecnologias embutidas. Usando técnicas do Design Socialmente Consciente (DSC) idealizamos e criamos o novo nó para estruturar cenários IoT, que foram experimentados no Hospital SOBRAPAR de Campinas. A partir de um conhecimento prévio da estrutura existente, buscamos inspiração e motivação para incorporar novas coisas/objetos ao sistema, de tal modo que pudéssemos idealizar os novos blocos de comunicação para serem embutidos em coisas. Para isso criamos protótipos, testamos e integramos ao ambiente IoHT. Para a inserção de um novo nó, fez-se necessária a reorganização da arquitetura física do sistema e ainda alteração do software por meio de algoritmos e processamento de dados que transformam alguns aspectos no ambiente. Embora a adição de um nó numa rede física seja uma atividade técnica, o Humano deve estar em foco, em razão de que são as pessoas que dão sentido a um ambiente por meio de suas ações e interações sociais.


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