MC102 - Algoritmos e Programação de Computadores

Turmas Coordenadas - Primeiro Semestre de 2023

Conteúdo desta página


Avisos Importantes


Turmas e Docentes

Observações:


Material Didático

Materiais didáticos recomendados:

Materiais didáticos complementares:

Videoaulas:


Listas de Exercícios


Atividades Práticas


Sites Recomendados

Os sites listados abaixo fornecem informações adicionais aos tópicos cobertos nas aulas:


Downloads


Ementa da Disciplina

Conceitos básicos de organização de computadores. Construção de algoritmos e sua representação em pseudocódigo e linguagens de alto nível. Desenvolvimento sistemático e implementação de programas. Estruturação, depuração, testes e documentação de programas. Resolução de problemas.


Programa da Disciplina


Avaliação

A avaliação será realizada através de tarefas práticas, ou seja, programas em Python que deverão ser implementados e submetidos para correção automática através do SuSy.

Serão propostas n tarefas práticas, que deverão ser realizadas pelos alunos. Os programas desenvolvidos serão testados com um conjunto pré-determinado de testes, subdividido em testes abertos (que podem ser acessados pelos alunos) e testes fechados (que não podem). A nota de cada atividade prática será proporcional ao número de testes, abertos ou fechados, que executarem corretamente.

Juntamente com o enunciado de cada tarefa prática será indicado o peso Pi ∈ {1, 2, 3, 4} dessa tarefa. A média das tarefas práticas (P) será a média ponderada das notas das tarefas.

A média final F e a situação de cada aluno serão definidas de acordo com as regras a seguir.

O aluno estará aprovado com média final (F):

F = P

O aluno poderá realizar o exame. O exame será composto por um subconjunto das tarefas práticas disponibilizadas ao longo do semestre. O aluno poderá refazer as tarefas indicadas no período do exame ou aproveitar os programas já submetidos anteriormente naquelas tarefas (sem necessidade de refazer a tarefa).

A nota do exame (E) será calculada como a média ponderada das tarefas selecionadas para compor o exame. Os pesos das tarefas para fins do exame poderão ser diferentes daqueles previamente utilizados para o cálculo da média das tarefas práticas (P). O cálculo da média final (F) será feita da seguinte forma:

F = min{5, (P + E)/2}

Caso F ≥ 5.0 o aluno estará aprovado. Caso contrário, estará reprovado.

O aluno estará reprovado, com média final (F):

F = P

Observações:

  1. Não haverá atividades práticas substitutivas.

  2. As tarefas práticas serão disponibilizadas às segundas-feiras de manhã e ficarão disponíveis por no mínimo uma semana e no máximo três semanas (sempre até domingo a noite). Recomenda-se que todas as tarefas sejam realizadas na primeira semana que elas forem disponibilizadas, já que toda semana uma nova tarefa será disponibilizada.

  3. Qualquer tentativa de plágio ou fraude nas atividades práticas implicará em nota final F = 0 (zero) para todos os envolvidos, sem prejuízo de outras sanções. Exemplos de plágios e fraudes:

    • Compartilhamento, cópia ou compra de programas.
    • Submissão de programas que produzam as saídas esperadas dos testes abertos a partir da comparação de trechos da entrada, sem de fato implementar os algoritmos solicitados nas tarefas práticas.
  4. Casos de tentativa de plágio ou fraude nas tarefas práticas poderão ser detectadas automaticamente entre todas as submissões (de todos os alunos, de todas as turmas) ao longo do semestre.

  5. Todos os casos de tentativa de plágio ou fraude automaticamente detectados serão verificados manualmente pela coordenação da disciplina até o final do semestre.

  6. As notas das atividades práticas serão divulgadas no site da disciplina até, no máximo, uma semana após o final do prazo de submissão das tarefas.

  7. De acordo com a fórmula acima, caso um aluno seja aprovado após realizar o exame final, sua nota final será F = 5 (cinco).


Datas Importantes