Last edited on 2005-05-23 10:23:27 by stolfi

Instalação de palcos nos labs do IC-3

Visibilidade da lousa nas salas 302 e 303

Nas salas 302 e 303 (IC-3), por causa da altura das máquinas, apenas uma pequena parte da lousa é visível para os alunos. As imagens sintéticas abaixo, baseadas em medidas reais, mostram a visão de alunos situados na fileira do meio da sala 302 --- supondo que o professor mede 1,72 m, e os alunos são altos o bastante para olhar por cima do monitor:

Proposta: instalar palcos

Para remediar a visibilidade da lousa nesses laboratórios, proponho instalar um palco (estrado, tablado) no espaço entre a lousa e a primeira fila de bancadas, e reposicionar a lousa de acordo.

Para ser eficaz, o palco deve ter pelo menos 50 cm:

Um palco dessa altura exige uma escada com tres degraus. (A altura "ideal" de um degrau é 18 cm, e 3×18 = 54.) O acesso ao palco deverá ser pelo lado (em vez de pela frente, como é praxe). Por outro lado, o palco, incluindo os degraus, não pode ser muito largo, senão vai atrapalhar a passagem dos alunos.

Esta disposição do palco aumenta o risco de se pisar em falso por distração, por exemplo ao escrever na lousa. Para reduzir esse risco, creio que é necessário também instalar um poste ou corrimão vizinho à escada, de forma que o professor esteja sempre ciente da proximidade dos degraus. Por exemplo:

Obviamente, o corrimão do lado direito não é necessário se esse lado do palco ficar encostado à parede.

Simulações

Seguem abaixo imagens simuladas da visão de alguns assentos da sala 302, segundo sua configuração corrente (esq) e após a instalação do palco e reposicionamento da lousa (dir). Note que o modelo gráfico da sala não está completo; mesmo assim, acredito que ele é adequado para este objetivo.

As imagens da direita também mostram duas outras melhorias propostas: uma tela de projeção ao lado da lousa, e o arredondamento da beirada de frente das mesas.

Visibilidade em outras salas do IC-3

Na sala 304, as máquinas são mais compactas, mas ainda assim atrapalham a visão da lousa. As imagens comparativas abaixo mostram o efeito da mesma reforma (com palco de 54 cm) na sala 304:

Esta reforma poderia também ser feita na sala 305. Já a sala 317 não pode ser remediada, pois não há espaço suficiente entre a lousa e as bancadas.

Outras reformas

Outras reformas que poderiam melhorar a qualidade das nossas aulas de laboratório são a instalação de canhões permanentes, aparelhos de som, e um máquina para o professor nas salas 302, 303, 304 e 305.

Outro problema muito sério é a falta de uma sala de laboratório com pelo menos 60 assentos. Esta lacuna nos obriga a dividir as aulas de laboratório dos nossos cursos em 2 turmas.

Uma maneira de resolver parcialmente esse problema seria instalar uma câmara de vídeo de boa qualidade na sala 302 ou 303 (ou em ambas), apontando para a lousa. Com isso seria possível projetar numa sala, pelo canhão, a aula que está sendo dada na outra sala.

Outra solução seria simplemente juntar as salas 302 e 303, removendo a divisória. Mas para isto funcionar adequadamente seria necessário girar as bancadas de 90 graus, o que custaria muita mão de obra.