Pular para conteúdo

Projeto 2

Nesse projeto, cada aluno deve realizar uma jornada exploratória sobre a plataforma de desenvolvimento de hardware Litex para entender como ela pode ser utilizada na construção de um sistema complexo.

Objetivos

  1. Executar um exemplo completo na plataforma Litex.
  2. Criar e executar um programa novo na plataforma.
  3. Alterar o processador que está sendo utilizado na plataforma e executar o mesmo programa.
  4. Adicionar e utilizar um novo periférico na plataforma.

Especificação

A primeira parte do projeto consiste em executar o primeiro exemplo/tutorial da plataforma Litex num computador próprio. Siga o tutorial para instalar e executar o exemplo. Nessa parte, todas as ferramentas necessárias serão instaladas e o exemplo será executado. O objetivo é entender como a plataforma funciona e como os exemplos são executados. Não deixe de ver os tutoriais também disponíveis para as etapas seguintes.

Logo a seguir, você deve criar um programa diferente e executa-lo na plataforma. Não precisa ser um programa complexo, mas ele deve demorar tempo o suficiente para você ter uma noção de desempenho da simulação. Como sugestão, procure utilizar o patamar de 10s comentado em aula. Como resultado dessa parte, você precisa indicar quais comandos e ferramentas foram utilizados e quão mais lento é a execução desse programa em relação a um sistema real (seu próprio computador).

A próxima parte do projeto já traz um pouco mais de complexidade mas também é baseada em componentes já existentes. Você deve alterar o processador padrão por algum outro já suportado e executar o mesmo programa que foi criado na parte anterior. O objetivo é entender como a plataforma permite a troca de processadores e como isso afeta o desempenho do sistema. Você deve indicar quais processadores foram utilizados e qual foi o impacto no desempenho.

A última parte do projeto consiste em adicionar um novo periférico à plataforma. Aqui a preocupação não está na complexidade do periférico mas sim em entender como a plataforma permite a adição de novos componentes. Você pode fazer algo tão simples como um somador de dois valores ou um contador de tempo, mas precisa ter clareza sobre a funcionalidade do componente, da sua integração com o sistema e da forma de utiliza-lo no software que desenvolveu. Você deve indicar qual periférico foi utilizado e como ele foi integrado ao sistema.

Entrega

Você deve relatar seu percurso num documento em formato PDF de até 15 páginas que deve ser entregue até o dia 31/05 através do Google Classroom.

Critérios de avaliação

  1. Fases do projeto entregues
  2. Documentação do projeto