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Atividade 1

Nessa atividade, você terá que utilizar a tela do robô do simulador para mostrar informações.

Regras gerais

  • Essa atividade é individual e você não pode olhar nem compartilhar código com outros colegas
  • Você pode conversar com outros colegas sobre a atividade, mas não pode compartilhar código
  • Seu código deve ser desenvolvido individualmente
  • Entregue no Google Classrom o arquivo a1.s com seu código.
  • Coloque um comentário no início do seu código contendo seu RA e nome completo.

Utilize a tela do robô para mostrar informações

Você pode ligar a visualização do robô de forma similar ao que fez para ligar o display de pontos. A tela do robô é uma matriz de 12 linhas por 16 colunas e só tem uma cor (verde). Você pode ligar e desligar linhas completas da tela através da ecall 0x110. Essa ecall recebe 3 parâmetros:

  • a0: 0x110 (índice da ecall da tela do robô)
  • a1: número da linha (0 a 11)
  • a2: número binário de com os bits 15-0 indicando se cada led deve ser aceso ou não (o bit 15 representa o led mais à esquerda). Ex.: 0x3 acende os dois leds à direita

Veja mais informações e exemplo no manual do simulador.

Faça um programa que mostre seu RA na tela do robô, um dígito por vez

Seu programa deve mostrar o seu RA na tela do robô, um dígito de cada vez, do mais à esquerda ao mais à direita. Você tem duas formas de fazer o trabalho e deve escolher uma delas:

  1. Mostre um dígito por vez, aguarde uma pausa e mostre o próximo dígito e assim sucessivamente até o último. (vale até 7 pontos)
  2. Mostre os dígitos deslocando da direita para a esquerda, como se fosse um painel animado. Nesse caso, uma pequena pausa deve ser feita entre cada movimento. (vale até 10 pontos)

Em ambos os casos, implemente uma função chamada Pausa que faz uma pequena pausa através de um laço contando até um valor que você escolher. Essa função deve receber um parâmetro que indica quantas vezes o laço deve ser executado. Por exemplo, se você chamar Pausa(1000), o laço deve ser executado 1000 vezes. Escolha um valor que faça a pausa ser perceptível, mas não muito longa.

Dicas
  • Declare vetores com os padrões de bits de cada dígito, para ficar mais fácil desenha-los na tela.
  • Faça funções para mostrar um dígito ou um dígito se deslocando conforme sua escolha.
  • Você pode escrever números binários utilizando o prefixo 0b. Ex.: 0b1010 é o número 10 em binário.