@techreport{TR-IC-PFG-24-18, number = {IC-PFG-24-18}, author = {Luiz Henrique Aguiar de Lima Alves \and Hélio Pedrini \and José Mario De Martino}, title = {{Uso de Sparse Voxel Octrees para Ray Tracing em Tempo Real}}, month = {December}, year = {2024}, institution = {Institute of Computing, University of Campinas}, note = {In Portuguese, 11 pages. \par\selectlanguage{brazil}\textbf{Resumo} Este trabalho explora a aplicação do paradigma de renderização por \textit{Ray Tracing} para a visualização em tempo real de modelos descritos por voxels. Descrevemos inicialmente uma implementação usando \textit{Compute Shaders} com os dados organizados em uma matriz tridimensional (3D). Em seguida, introduzimos uma otimização trocando a estrutura de dados para uma \textit{Sparse Voxel Octree} (SVO), explicando sua construção, como pode ser percorrida, bem como os ganhos de eficiência em termos de memória e processamento gráfico alcançados com ela. Finalmente, demonstra-se a importância dessa estrutura de aceleração para alcançar métricas satisfatórias de desempenho em aplicações interativas. } }