Laboratório 2

Matrizes esparsas – Uma matriz que possui mais zeros do que outros valores é chamada de matriz esparsa. Normalmente, uma matriz esparsa é representada de uma forma diferente de matrizes “normais”. Em matrizes não esparsas, armazenamos todos os valores, sejam eles zeros ou não. Em matrizes esparsas, registramos apenas os locais onde há um valor diferente de zero. Para fazer isso, usamos uma outra matriz que armazena, em cada linha, a tripla (x, y, valor), como no exemplo a seguir:

Faça um programa que gere, a partir de um matriz esparsa de tamanho e valores fornecidos pelo usuário a representação mais curta dessa matriz, conforme mostrado acima. Faça o programa mostrar essa nova matriz. Se logo no início, quando o usuário informar as dimensões da matriz e estas forem maiores do que 100 por 100, interrompa o procedimento e apresente uma saída com o número “0” (zero).

O programa deve usar duas matrizes: uma para armazenar a representação original e a outra para a nova representação. A seguir tem-se as entradas fornecidas para o exemplo anterior e o resultado a ser apresentado na tela: