MC102 - Algoritmos e Programação de Computadores
MC102 Horários Plano de
desenvolvimento
Oferecimentos
anteriores

Tarefa de laboratório 00

O objetivo deste exercício é propiciar a familiarização com o interpretador Python e a ferramenta de submissão e testes automáticos SuSy. Teste as opções corretas e todos os erros documentados. Esta experiência poderá facilitar muito o seu processo de desenvolvimento e depuração das próximas tarefas.

Python
     powered Hello World Em muitos tutoriais, o primeiro programa ensinado é o que escreve a mensagem Hello, world!. Adotaremos esta abordagem e escreveremos:

Oi, mundo!

Veja o código abaixo:

print("Oi, mundo!")

Testes com a shell

Abra um terminal e o programa python3:

$ python3
Python 3.7.1 
Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
>>>  

A partir deste ponto, você pode testar comandos em Python de forma interativa. Vamos lá!

>>> print("Oi, mundo!")
Oi, mundo!
Muitas vezes não escrevemos exatamente como o interpretador esperava. São erros de sintaxe ou de definição de nomes. Veja os exemplos abaixo:

Testes com arquivo lab00.py

Outra forma de usar a linguagem Python é criarmos um arquivo com o programa para execução posterior. Abra um editor de textos como o gedit e crie um arquivo chamado lab00.py com o conteúdo abaixo:

print("Oi, mundo!")

e depois execute da seguinte forma:

$ python3 lab00.py
Oi, mundo!  

Altere o arquivo introduzindo erros de sintaxe semelhantes aos anteriores e observe as mensagens retornadas.

Testes com o SuSy

No SuSy, para cada tarefa, criamos um conjunto de testes com arquivos de entrada arq1.in, arq2.in, arq3.in,..., arqN.in. A cada um deles corresponde um arquivo de saída arq1.res, arq2.res, arq3.res,..., arqN.res. O seu programa passará em um teste i apenas se a saída for exatamente igual a do arquivo de resposta arq<i>.res. Este é o desafio!

No caso desta tarefa, teremos apenas um arquivo de teste arq1.in, sem conteúdo. O arquivo de saída arq1.res contém Oi, mundo!.

Se você submeter arquivos que não respeitam a sintaxe de Python como os exemplificados na seção anterior, receberá respostas parecidas às documentadas. Agora, observe os comandos abaixo:

print("Hello, world")    
print("Hallo, Welt!")
print("Oi, mundo!!!")    
print("Oiiii, mundooo!")

Todos executam sem emissão de mensagem de erro pelo interpretador e cumprem a missão de cumprimentar nosso mundo. No entanto, não seguem exatamente a especificação inicial do enunciado e implicarão em um resultado incorreto para o SuSy. Observe os exemplos abaixo:

Orientações para submissão

Veja aqui a página de submissão da tarefa. O arquivo a ser submetido deve se chamar lab00.py.

Utilize o sistema SuSy com o mesmo login e senha que você utiliza para fazer acesso ao sistema da DAC (entregues no dia da sua matrícula). Se você não estiver inscrito corretamente, envie email para .

O limite máximo será de 10 submissões.

Faça pelo menos um teste com código incorreto. A última submissão deve ser correta.

O peso desta tarefa é 1.

O prazo final para submissão é 07/04/2019.