Instituto de Computação - UNICAMP

MC039B/MO901B Seminários sobre Software Livre

Plano de Desenvolvimento da Disciplina

Profa. Islene Calciolari Garcia

Segundo Semestre de 2017


Objetivos

Software Livre é todo programa de computador que respeita a autonomia dos usuários e suas liberdades de executar, estudar, adaptar, melhorar e compartilhar. São formas colaborativas de desenvolver software em comunidades de voluntários e empresas, usuários e desenvolvedores. um movimento social, filosófico, político e cultural que defende esse respeito como direito humano, como questão social, moral e ética.

A questão do Software Livre abrange hoje muitas dimensões. Esta disciplina é um espaço para o debate destas questões, incluindo palestras técnicas sobre desenvolvimento de software até palestras filosóficas, sobre licenças, direitos e liberdades.


Critério de Avaliação

Frequência

Para a aprovação é necessário ter no mínimo 75% de frequência s aulas.

Nota de Participação

Ao longo do semestre, serão convidados palestrantes que desenvolvam projetos ou atuem junto s comunidades de Software Livre. Parte da nota será dada pela frequência a estas palestras. Considere que Npalestras é o número de palestras s quais o aluno compareceu e NTotalPalestras é o número total de palestras ministradas na disciplina.

MParticipação = NPalestras/NTotalPalestras

Projeto

Nas últimas aulas da disciplina, grupos de alunos deverão fazer uma pequena apresentação sobre algum projeto de Software Livre sobre o qual tenham interesse ou descrever uma pequena contribuição que tenham feito a algum projeto de Software Livre.

MC039B - Média Final

MO901B - Conceito Final

Sobre controle de presença e fraude

A prenseça dos alunos será conferida a partir de uma lista de assinaturas. A ocorrência de fraude na assinatura destas listas acarretará a reprovação na disciplina, com atribuição de nota zero (MC039) ou D (MO901).

Referências

Página web da disciplina

Mais informações: http://www.ic.unicamp.br/~islene/2s2017-mc039/