/* * Como implementar barreiras de forma eficiente? * Quinta tentativa */ #include #include #include #include #include #define N 10 sem_t sem_roleta_entrada; sem_t sem_roleta_saida; volatile int c; void *f_thread(void* v) { int id = (int) v; int i, local_c; for (i = 0; i < 2; i++) { sleep(random() % 3); printf("Thread %d atingiu a barreira.\n", id); local_c = __sync_add_and_fetch (&c, 1); if (local_c == N) { sem_wait(&sem_roleta_saida); sem_post(&sem_roleta_entrada); } sem_wait(&sem_roleta_entrada); sem_post(&sem_roleta_entrada); printf("Thread %d passou pela roleta de entrada.\n", id); local_c = __sync_sub_and_fetch (&c, 1); if (local_c == 0) { sem_wait(&sem_roleta_entrada); sem_post(&sem_roleta_saida); } sem_wait(&sem_roleta_saida); sem_post(&sem_roleta_saida); printf("Thread %d passou pela roleta de saĆ­da.\n", id); } return NULL; } int main() { pthread_t thr[N]; int i = 0; srandom(time(NULL)); sem_init(&sem_roleta_entrada, 0, 0); sem_init(&sem_roleta_saida, 0, 1); for (i = 0; i < N; i++) pthread_create(&thr[i], NULL, f_thread, (void*) i); pthread_exit(NULL); }