MC930 - Computação Gráfica
Instituto de Computação
Universidade Estadual de Campinas
2º semestre de 2009
Professor: Hélio Pedrini
Local e Horário
- Terça: 14h00 às 16h00 (sala CB01)
- Quinta: 14h00 às 16h00 (sala CB01)
Ementa
Introdução à área de Computação Gráfica e suas aplicações. Equipamentos e Aplicativos Gráficos. Estruturas Gráficas Fundamentais. Transformações Geométricas (Bidimensionais e Tridimensionais). Algoritmos para Visualização. Técnicas de Modelagem. Síntese e Animação de Imagens. Aspectos de Realismo em Imagens (Cores, Textura, Iluminação, Transparência, Sombreamento).
Programa
- Fundamentos (algoritmos básicos, ferramentas de programação)
- Dispositivos Gráficos (dispositivos de entrada e de saída)
- Modelagem Geométrica
- Transformações Geométricas (bidimensionais e tridimensionais)
- Transformações para Visualização (projeções, recorte)
- Modelos de Cor
- Renderização de Imagens
- Animação de Imagens
Critérios de Avaliação
- Provas (60% da nota)
- Prova 1: 06 de outubro de 2009
- Prova 2: 26 de novembro de 2009
- Exame: 17 de dezembro de 2009
- Trabalhos (40% da nota)
- Trabalho 1: 08 de setembro de 2009
- Trabalho 2: 30 de setembro de 2009
- Trabalho 3: 22 de outubro de 2009
Média das provas: MProvas = (4*Prova1 + 6*Prova2) / 10
Média dos trabalhos: MTrabalhos = média aritmética de todos os trabalhos
Média parcial: MParcial = (6*MProvas + 4*MTrabalhos) / 10
Exame: Alunos com MParcial < 5.0
Média final:
- se MParcial >= 5.0 então MFinal = MParcial
- se MParcial < 5.0 então MFinal = (Exame + MParcial) / 2
Bibliografia
- Básica
- Eduardo Azevedo, Aura Conci. Computação Gráfica: Teoria e Prática. Editora Campus, 2003.
- James D. Foley, Andries van Dam, Steven K. Feiner, John F. Hughes, R.L. Phillips. Introduction to Computer Graphics. Addison-Wesley Publishing Company, 1995.
- David F. Rogers. Procedural Elements for Computer Graphics. McGraw Hill, 1998.
- David F. Rogers, J. Alan Adams. Mathematical Elements for Computer Graphics. McGraw Hill, 1990.
- Romero Tori, Reinaldo Arakaki, Antônio M.A. Massola, Lúcia V.L. Filgueiras. Fundamentos de Computação Gráfica. Livros Técnicos e Científicos Editora Ltda, 1987.
- R.C.M. Persiano, A.A.F. Oliveira. Introdução à Computação Gráfica. Livros Técnicos e Científicos Ltda, 1989.
- Jackie Neider, Tom Davis, Mason Woo. OpenGL Programming Guide. Addison-Wesley Publishing Company, 1996.
- Complementar
- Edward Angel. Interactive Computer Graphics: A Top-Down Approach with OpenGL. Addison-Wesley, 2006.
- James D. Foley, Andries van Dam, Steven K. Feiner, John F. Hughes. Computer Graphics: Principles and Practice. Addison-Wesley Publishing Company, 1990.
- Alan Watt. Fundamentals of Three-Dimensional Computer Graphics. Addison-Wesley, 1990.
- Andrew Glassner. An Introduction to Ray Tracing. Academic Press, 1989.
- Michael E. Mortenson. Geometric Modeling. John Wiley & Sons, 1997.
- Gerald Farin. Curves and Surfaces for Computer Aided Geometric Design. Academic Press, 1996.
- Andrew S. Glassner. Principles of Digital Image Synthesis. Morgan Kaufmann Publishers, Inc., vol. 1 and 2, 1995.
Notas e Frequências