Quata-feira 31/05

IC Licencia Tecnologia de Segurança

Prêmio Inventores da UNICAMP

Tecnologia desenvolvida pelo Prof. Guido Araujo do IC-UNICAMP que torna as arquiteturas de computadores mais seguras foi licenciada pela empresa Kryputs. A tecnologia possibilita a execução segura de trechos críticos de código, como funções criptográficas, entrada de senhas e biometria. Além disso, ela apresenta um firewall em hardware que possibilita à arquitetura do computador lidar com diversas ameaças ao sistema, ao controlar e impedir o acesso a regiões privilegiadas de memória e de dispositivos de entrada e saída. A pesquisa desenvolvida receberá em 31/5/2017 o Prêmio Inventores da UNICAMP 2017.

Pesquisadores: Prof. Guido Souza Araújo, Dr. Roberto Alves Gallo Filho, Leonardo Aparecido Figueiredo Cabral e Henrique de Medeiros Kawakami

Horário: 14:30

Local: Auditório FCM

Your Freedom As a User of Computers and Cell Phones

Palestra

Palestrante: Prof. Dr. Richard Stallman

Horário: 16:00

Local: CB06

Mais informações

Sexta-feira 02/05

Managing Application Resilience: A Hybrid Programming Language and Run-Time Approach

Palestra

Palestrante: Prof. Dr. Pedro C. Diniz (USC/ISI)

Horário: 14:00

Local: Auditório IC3

Audiência Pública sobre Criptografia Fim-a-Fim e Marco Civil da Internet

O Prof. Diego Aranha representará o Instituto de Computação em Audiência Pública no Supremo Tribunal Federal (STF).

A ministra Rosa Weber e o ministro Edson Fachin marcaram para os dias 2 e 5 de junho a audiência pública convocada para discutir dispositivos do Marco Civil da Internet e a possibilidade de decisões judiciais impedirem o funcionamento do aplicativo WhatsApp. Foram selecionados 23 especialistas e entidades para participar dos debates. Os temas são tratados na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5527, cuja relatora é a ministra Rosa Weber, e na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 403, relatada pelo ministro Fachin.

A audiência será transmitida ao vivo pela TV Justiça (canal 53 – UHF, em Brasília e Sky canal 117), pela Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília) e pelo canal do STF no YouTube. O sinal da TV Justiça está liberado para as emissoras de TV interessadas.

Horário das Audiências: de 9h às 12h30 e das 14h às 17h30

Mais informações

Além disto...

Vídeos das palestras sobre Cotas

Todas as palestras foram gravadas. Veja o material online.

Atlética

As vendas da Lottus, a maior festa eletrônica da Unicamp, que ocorrerá dia 01/06 já começaram! Garanta já o seu ingresso nos horários de almoço e janta no RU ou na sede da AAAFEA

As vendas do Intercomp já estão rolando! Garanta já seu pacote nos plantões da AAACEC no almoço (terça à quinta das 12:30 às 13:30) e na janta (segunda à quinta das 18:00 às 19:00).

Quer divulgar algo na próxima semana?

Nós vamos enviar este boletim todas as sextas. Envie sua notícia até quinta à noite para diretor@ic.unicamp.br e incluiremos nele.