TUTORIAL:

"A linguagem de programação Java"

Copyright © 1996

André Augusto Cesta. Email: aacesta@dcc.unicamp.br

Orientadora: Profa Dra Cecília Mary Fischer Rubira

  1. 1.CLASSES E OBJETOS
    1. 1.1.ESPECIFICANDO UMA CLASSE
    2. 1.2.OBJETOS EM JAVA
      1. 1.2.1.PROGRAMA HELLO INTERNET!
      2. 1.2.2.ATRIBUTOS
      3. 1.2.3.ATRIBUTOS E MÉTODOS
      4. 1.2.4.MÉTODOS QUE RETORNAM VALORES.
      5. 1.2.5.COMPARAÇÃO COM UM PROGRAMA EM PASCAL
      6. 1.2.6.CONSTRUTORES
      7. 1.2.7.CONSTRUTORES E AGREGAÇÃO
      8. 1.2.8.DESTRUTORES OU "finalizers"
    3. 1.3.PONTEIROS, "POINTERS", REFERÊNCIAS E OBJETOS
      1. 1.3.1.PASSAGEM POR REFERÊNCIA
      2. 1.3.2.VETORES E MATRIZES
      3. 1.3.3.COPIA , COMPARAÇÃO E DETERMINAÇÃO DA CLASSE EM OBJETOS
    4. 1.4.OBTENDO VALORES DO USUÁRIO
      1. 1.4.1.LENDO DO TECLADO
        1. 1.4.1.1.LEITURA DE STRINGS USANDO UM VETOR DE BYTES.
        2. 1.4.1.2. UMA VISÃO GERAL SOBRE PACKAGES E STREAMS
      2. 1.4.2.ARGUMENTOS DE LINHA DE COMANDO
    5. 1.5.ENCAPSULAMENTO COM PRIVATE, PUBLIC, "PACKAGE" e PROTECTED
      1. 1.5.1.ENCAPSULANDO MÉTODOS E ATRIBUTOS
        1. 1.5.1.1.ATRIBUTOS PRIVATE, MÉTODOS PUBLIC
        2. 1.5.1.2. UM ATRIBUTO É PUBLIC
      2. 1.5.2.ENCAPSULAMENTO E "PACKAGES"
        1. 1.5.2.1. ENCAPSULAMENTO DE ATRIBUTOS E MÉTODOS COM PACKAGES
        2. 1.5.2.2.ENCAPSULAMENTO DE CLASSES COM PACKAGES
    6. 1.6.TIPO ABSTRATO DE DADOS
      1. 1.6.1. TAD FRAÇÃO
      2. 1.6.2. STRINGS, UM MODELO DE CLASSE
      3. 1.6.3. TAD E ALOCAÇÃO DINÂMICA.
  2. 2.HERANÇA
    1. 2.1.HIERARQUIAS DE TIPOS
      1. 2.1.1.UMA HIERARQUIA SIMPLES.
      2. 2.1.2. PROTECTED
      3. 2.1.3.REDEFINIÇÃO DE MÉTODOS HERDADOS
    2. 2.2.INTERFACES, UMA ALTERNATIVA PARA HERANÇA MÚLTIPLA
  3. 3.POLIMORFISMO, CLASSES ABSTRATAS
    1. 3.1.REDEFINIÇÃO DE MÉTODOS PARA UMA CLASSE HERDEIRA
    2. 3.2.SOBRECARGA ( MÉTODOS E OPERADORES)
      1. 3.2.1.SOBRECARGA DE MÉTODOS, "COPY CONSTRUCTOR"
      2. 3.2.2. SOBRECARGA DE OPERADOR<
    3. 3.3.CLASSES ABSTRATAS E CONCRETAS
      1. 3.3.1.CLASSE ABSTRATA ITERADOR
      2. 3.3.2.ACOPLAMENTO DINÂMICO DE MENSAGENS
        1. 3.3.2.1.UM EXEMPLO ESCLARECEDOR
        2. 3.3.2.2.O QUE ACONTECE COM O QUE FOI ACRESCENTADO
      3. 3.3.3. LISTA HETEROGÊNEA DE FORMAS (geométricas)
  4. 4.CONCEITOS AVANÇADOS
    1. 4.1.ATRIBUTOS STATIC
    2. 4.2.MÉTODOS STATIC
    3. 4.3.TRATAMENTO DE EXCEÇÕES
      1. 4.3.1.TRATANDO AS EXCEÇÕES GERADAS POR TERCEIROS
      2. 4.3.2.GERANDO SUAS PRÓPRIAS EXCEÇÕES
    4. 4.4.THREADS
      1. 4.4.1.CRIANDO THREADS USANDO INTERFACES OU HERANÇA
        1. 4.4.1.1.HERANÇA USADA PARA CRIAR THREADS
        2. 4.4.1.2.INTERFACES USADAS PARA CRIAR THREADS
      2. 4.4.2.PENSANDO MULTITHREADED
  5. BIBLIOGRAFIA

Download Tutorial formato Word 6.0 222943 bytes.