Defesa de Mestrado de Yusseli Lizeth Méndez Mendoza

Título do Trabalho
Design and Development of a Tangible Tabletop Enhanced with Embedded-Technology Objects towards a Socioenactive Experience
Candidato(a)
Yusseli Lizeth Méndez Mendoza
Nível
Mestrado
Data
Add to Calender 2019-09-12 00:00:00 2019-09-12 00:00:00 Defesa de Mestrado de Yusseli Lizeth Méndez Mendoza Design and Development of a Tangible Tabletop Enhanced with Embedded-Technology Objects towards a Socioenactive Experience Sala 85 do IC 2 INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO mauroesc@ic.unicamp.br America/Sao_Paulo public
Horário
10:00
Local
Sala 85 do IC 2
Orientador(a)
Maria Cecília Calani Baranauskas
Banca Examinadora

 

* Titulares

Unidade/Instituição

Maria Cecília Calani Baranauskas

IC/UNICAMP

Julián Esteban Gutiérrez Posada

UNIQUINDIO

Ricardo Edgard Caceffo

IC/UNICAMP

 

* Suplentes

Unidade/Instituição

André Santanchè

IC/UNICAMP

Vânia Paula de Almeida Neris

DC/UFScar

 

Resumo

Os ambientes construídos a partir da tecnologia contemporânea (interativa, tangível e ubíqua) ainda desafiam os métodos de IHC tradicionais para projetar sistemas computacionais, exigindo novas maneiras de considerar o design de interação e sua avaliação. Ideias emergentes das ciências cognitivas enativas podem fornecer novas perspectivas para criar novas maneiras de interagir com a tecnologia, considerando tanto o ambiente quanto a experiência humana como aspectos do embodiment. Tecnologias como tabletops ou mesas tangíveis oferecem oportunidades para explorar formas incorporadas de interação, colocando em primeiro plano o papel do corpo na interação e na aprendizagem. Além disso, o baixo custo, a quantidade e a capacidade de conexão à internet dos dispositivos oferecem oportunidades para tornar o sensoriamento físico facilmente acessível para incorporação no design de mesas tangíveis e poder transformar ações físicas em efeitos físicos no ambiente. Nesta dissertação, investigamos a experiência (sócio)enativa de interação no contexto de sistemas computacionais ubíquos, projetando e desenvolvendo o TangiTime, uma instalação educacional desenhada como uma mesa tangível e objetos com tecnologia embarcada para experimentar o conceito de "tempo profundo". Neste trabalho de dissertação apresentamos o processo de design e a implementação dos artefatos. Depois, apresentamos três diferentes contextos em que a instalação foi colocada em uso: a) um estudo piloto para obter as primeiras impressões da experiência dos participantes com a instalação, b) uma exibição pública para obter um sentimento 'real' das pessoas interagindo com a instalação e analisar os aspectos (sócio)enativos envolvidos, e c) um workshop em um museu exploratório de ciências para explorar o papel dos objetos com tecnologia embarcada para apoiar o engajamento e a aprendizagem dentro da exposição. Nossos resultados sugerem que a onipresença dos sistemas ubíquos potencializa a criação de uma experiência (sócio)enativa por meio do fomento de percepções multimodais e do engajamento dos participantes. Além disso, a interação com objetos com tecnologia embarcada cria novas maneiras de experimentar tabletops tangíveis em direção a uma experiência (sócio)enativa.