A Profª. Drª. Claudia Bauzer Medeiros do IC é eleita para conselho diretor da Association for Computing Machinery

Claudia Bauzer Medeiros, professora titular do Instituto de Computação da Unicamp, foi um dos dois “members-at-large” eleitos para mandatos de quatro anos, a partir de 1º de julho. O outro foi Theo Schlossnagle, CEO da Circonus.

Diferentemente de diretores, “members-at-large” (membros gerais) não têm papéis específicos. Atuam como representantes do conselho executivo nas relações com os associados da organização. A ACM tem mais de 100 mil associados, com mais da metade de fora dos Estados Unidos, onde fica a sede da instituição. O conselho executivo tem oito membros, de vários países.

Medeiros é membro da coordenação Adjunta – Programas Especiais e Colaborações em Pesquisa e da coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa em eScience e Data Science. Ela é professora titular do Instituto de Computação da Unicamp, onde trabalha como docente desde 1985.

Coordena grandes projetos multidisciplinares e multi-institucionais em biodiversidade, planejamento agrícola e planejamento ambiental, envolvendo universidades no Brasil e em outros países. Em 1994, criou o Laboratório de Sistemas de Informação (LIS) na Unicamp, um dos primeiros laboratórios de pesquisa no Brasil dedicado a trabalhar em grandes problemas multidisciplinares centrados na gestão de dados científicos.