Defesa de Doutorado de Samuel Bastos Buchdid

A SocioTechnical Process Model for the Design of Interactive Digital TV Applications
Samuel Bastos Buchdid
Doutorado
Sala 85 IC 2
Maria Cecilia Calani Baranauskas

Titulares  (Professores Doutores)

Unidade/Instituição

Maria Cecilia Calani Baranauskas

Lara Schibelsky Godoy Piccolo

Knowledge Media Institute

Leonardo Cunha de Miranda

DIMAp/UFRN

André Santanchè

Ariadne Maria Brito Rizzoni Carvalho

Suplentes (Professores Doutores)

Unidade/Instituição

Julio Cesar Dos Reis

Ricardo Edgard Caceffo

Ig Ibert Bittencourt Santana Pinto

IC/UFAL

A TV Digital Interativa (TVDi) e os avanços da Web 2.0 e das Tecnologias de Informação e Comunicação abriram uma variedade de possibilidades para a televisão. Enquanto algumas emissoras precisam produzir conteúdo interativo, a ideia de se desenvolver uma aplicação de TVDi é uma realidade nova que não está presente em sua cadeia de produção. O desenvolvimento de aplicações para TVDi é diferente de um sistema de software tradicional (e.g., Web), e dificilmente pode ser apoiada por uma metodologia de software existente. Concomitantemente, desconsiderar aspectos de interação humano-computador pode gerar aplicações destinadas ao fracasso, visto o forte apelo interacional que tais aplicações devem ter. Esse contexto sugere a necessidade de se criar um processo de design para aplicações de TVDi que agregue tanto as necessidades dinâmicas da uma cadeia de produção televisiva, quanto os fundamentos de um processo de software, bem como aspectos de interação humano-computador durante todo o processo de design. Nesse sentido, essa tese propõe um modelo de processo, que tem como base teórica a Computação Socialmente Consciente, que se baseia na Semiótica Organizacional e Design Participativo. O modelo também emprega referenciais teóricos como Padrões de Projeto e Design Persuasivo. Artefatos e métodos foram adaptados ou criados para suportar diferentes estágios do processo de design. O modelo foi instanciado e experimentado em um cenário real de uma emissora de TV para entender a realidade sociotécnica da emissora e projetar uma aplicação de TVDi para esse cenário. Os resultados refletem a viabilidade e os benefícios do modelo em uma situação prática.