Defesa de Mestrado de Leonara de Medeiros Braz

Leonara de Medeiros Braz
Add to Calender 2017-12-11 00:00:00 2017-12-11 00:00:00 Defesa de Mestrado de Leonara de Medeiros Braz Design para todos e educação inclusiva: envolvendo professores na criação de tecnologias Sala 351 IC 3,5 INSTITUTO DE COMPUTAÇÃO mauroesc@ic.unicamp.br America/Sao_Paulo public
Sala 351 IC 3,5
Heiko Horst Hornung

Titulares  -  Professores Doutores

Unidade/Instituição

Heiko Horst Hornung

Andreia Libório Sampaio

UFCE – Campus Quixadá

Maria Cecília Calani Baranauskas

Suplentes  -  Professores Doutores

Unidade/Instituição

Juliana Freitag Borin

Julian Esteban Gutierrez Posada

Universidad del Quindío (Uniquindío)

No Brasil, o direito à educação é garantido por lei. Assim, profissionais de educação buscam utilizar diferentes materiais e tecnologias para possibilitar que seus alunos, independentemente de suas habilidades e necessidades, possam ser inseridos dentro do ambiente escolar. Assim, tecnologias são cada vez mais utilizadas como mediadoras do processo de ensino e aprendizagem. Porém, nem todas as tecnologias promovem uma educação inclusiva. Diante desse cenário, destacam-se as Interfaces de Usuário Tangíveis, permitindo ao usuário interagir com objetos físicos para a realização de suas atividades, promovendo um engajamento sensorial de seus usuários. As Interfaces Tangíveis podem promover uma maior acessibilidade para seus usuários, sendo uma poderosa ferramenta para promover inclusão no ambiente escolar. Porém, muitos dos trabalhos vistos na literatura são voltados para um público-alvo muito específico, dificultado sua utilização em sala de aula, considerando que cada aluno tem suas necessidades. Outro fator que deve ser considerado é a habilidade do professor que utilizará a tecnologia. Em nossa pesquisa, trabalhamos como a hipótese de que a utilização de técnicas de design participativo, com profissionais da educação inclusiva, durante todas as fases do projeto pode auxiliar a criação de tecnologias voltadas para a educação inclusiva. Elaboramos uma série de oficinas na qual utilizamos diferentes técnicas para instigar a participação dos envolvidos e observar como as mesmas influenciam no processo de criação.