Procedimentos para Realização de Exame de Qualificação de Mestrado

Atualizado em 03/10/2019 - WBJ

O Exame de Qualificação de Mestrado (EQM) tem a finalidade de avaliar a capacidade de análise e síntese do aluno considerando as atividades desenvolvidas, o conteúdo de seu projeto de Dissertação e a viabilidade de seu cronograma, assim como orientar o aluno quanto à etapa final de seu curso de Mestrado.

Todo aluno de mestrado deverá tomar o Exame de Qualificação de Mestrado no início de seu segundo semestre no curso. Os períodos são definidos no calendário de pós-graduação do IC. Entre a solicitação no SIGA e a realização do Exame deve haver um intervalo mínimo de 21 dias.

Composição da Comissão Examinadora

De acordo com a Resolução Interna CPG/IC 003/2019 a Comissão Examinadora de Exame de Qualificação de Mestrado (EQM), designada pela CPG/IC, mediante indicações de membros sugeridas pelo orientador, será constituída por pelo menos três doutores, sendo dois ou mais deles credenciados no Programa de Pós-Graduação do IC. O orientador deve fazer parte da Comissão Examinadora.

A CPG recomenda fortemente que o orientador indique pelo menos um membro suplente que seja credenciado no Programa de Pós-Graduação do IC. 

Sugestão para Composição da Comissão Examinadora:

Presidente Orientador(a)
Membro 1 Doutor credenciado no PPG do IC
Membro 2 Doutor credenciado ou não no PPG do IC
Suplente  Doutor credenciado no PPG do IC

A CPG não custeará a vinda de nenhum membro externo para participação em Comissões Avaliadoras de EQM.

 

Por serem atividades de avaliação de natureza acadêmica, o acesso a Exames de Qualificação, durante a apresentação e a arguição, é restrito a membros da comunidade acadêmica do Instituto de Computação e à Comissão Examinadora

 

Procedimento para Solicitação

  1. Obter a aprovação no SIGA da Declaração de Ética.
    • Acesse o SIGA (Sistema de Gestão Acadêmica) e solicite. O pedido deverá ser aprovado pelo orientador e validado pela Secretaria. Somente após este procedimento, o sistema liberará o envio do pedido de EQM. 
    • Em caso de dúvidas, consulte o Tutorial da DAC sobre o Fluxo do Comitê de Ética
  2. Preencher os dados do EQM no SIGA:
    • Acesse o SIGA, entre em Vida acadêmica/Histórico Escolar > Dissertação/Teses e preencha as informações solicitadas.
    • Em caso de dúvidas, consulte o Tutorial Fluxo de Dissertações e Teses
    • No campo Tipo de Exame, escolha a opção Área de Concentração.
    • Para reservar uma sala para o Exame, o orientador poderá acessar diretamente o site https://reservas.ic.unicamp.br/ ou o aluno poderá verificar a disponibilidade no mesmo site e solicitar a reserva ao email reservas (arroba) ic.unicamp.br
  3. Preencher o Formulário de EQM:
    • Acesse o formulário aqui
  4. Encaminhamento do arquivo PDF do texto da proposta do EQM por email para os membros da Comissão Examinadora.
    • É responsabilidade do orientador (ou, a critério deste, do aluno) o envio por email do arquivo do texto da Qualificação aos membros da Comissão Examinadora já que o "upload" dela via SIGA é opcional.