Desenho

  • Três professores alternaram aulas em Python e C para as mesmas turmas
  • Diego: Py 2015, C 2016 turmas XY, Heiko: C e Py turmas MN, Jacques: Py e C turmas EF
  • A aulas de Python e C usaram as mesmas transparências e as questões das provas eram as mesmas (com excessão de uma questão da 2a prova sobre passagem por referencia)
  • Desenho controla por diferenças de professores e e diferenças entre turmas. Também controla por diferenças de metodologia pedagógica e diferenças entre as provas.

Resultados

Medimos o número de alunos que abandonaram (nenhuma prova), repetiram, as notas nas 2 provas, o número de médio de exercícios submetidos, e o número médio de submissões ao Susy por exercício completado.

  Python C p-valor
Total 194 197  
abandono 24 24  
reprovados 27 40  
taxa de reprovação 16.9% 23.1% 0.05
1a prova 7.08 6.41 0.05
2a prova 7.55 6.72 0.01
exercícios completados 82.3% 76.0% < 0.01
submissões por exercício 2.46 2.91 < 0.01

Literatura