Dado public class Aluno { String nome; float[] nota = new float[4]; float media() {..} // media de um aluno } crie a classe Turma, que contem um numero qq de alunos, e implemente o metodo float media(), que retorna a media da turma. ============================= Dado public class Lixo { ArrayList animais; ... } class Gato {} class Cao {} implemente o metodo ArrayList impar() de Lixo que retorna apenas os caes que estao em posicoes impares de animais ============================================ Dado as seguintes classes, verifique o que cada linha do main() de Questao faz. Uma linha pode ser OK, causar algum erro (de compilação ou execução mas não precisa dizer qual) ou imprime algo. Se algo der erro (de compilação ou execução) considere que tal linha tenha sido removida ou corrigida para verificar o resultado das linhas sequintes. class A { public void f() {System.out.println("f A");} private void g() {System.out.println("g A");} } class B extends A { public void f() {System.out.println("f B");} protected void g() {System.out.println("g B");} } class C extends A { public void f(int z) {System.out.println("fff C");} private void g() {System.out.println("g C");} } class D extends C { } class E extends B { public void f(int z) {System.out.println("fff E");} } public class Questao { public static void main (String[] arg) { C x = new C(); E y = new E(); C z = new D(); x.f(); y.f(); z.f(); x.f(1); y.f(1); z.f(1); x.g(); y.g(); z.g(); ((A) x).f(); ((B) x).f(); } } ====================== Dado class Tabuleiro { public Peca[][] x = new Peca[8][8]; public ArrayList comidas; public void imprime(){ ...} ... } // brancas comecam nas linhas 0 e 1 , pretas comecam nas linhas 7 e 6 class Peca public boolean cor; // true = branco public int posicaoX, posicaoY; public void removePeca(Tabuleiro t) { t.x[posicaoX,posicaoY] = null; t.comidas.add(this); } public boolean move (Tabulerio t, int x, int y) { // retira a peca da sua posicao e coloca-a na posicao x,y do // tabuleiro, assume que x,y esta livre. retorna sempre true. ... } } class Torre extends Peca { public boolean move(Tabuleiro t, int x, int y) // implementa os movimentos da torre, inclusive o de comer uma peca. // nao implemente o roque // retorna true se o movimento e legal e foi feito // false se ha algum problma com o movimento }