MC-102 turmas K e L - 2024

Professores: Jacques Wainer wainer@unicamp.br e Rodolfo Jardim rja@unicamp.br

Aulas: 4a das 14 as 16 CB11, 6a das 14 as 16 CB12

Laboratórios: 2a das 14 as 16 SI05 e SI10

Sobre essa turma

Esta turma será diferente das outras turmas de MC102.

Nesta turma vamos assumir que você irá usar uma IA generativa para gerar o programa.

IAs generativas:

No ensino de programação tradicional, o que o aluno aprende é usar os comandos e conceitos da linguagem de programação para criar um programa a partir de uma descrição do problema.

Para vocês, a IA generativa via criar o programa a partir da descrição do problema. O seu papel é

ChatGPT não sabe programar. Num certo sentido ele viu muitos exemplos de programas e de textos associados a esses programas, e ele entende um pouco de misturar soluções específicas que ele já viu com a instrução que vc passou para ele.

Mas não há garantias que o código esta 100% certo.

Qual a taxa de erro do ChatGPT? qual desses IA generativos é mais “inteligente”para programação? Não sei.

Finalmente, descreveremos muitos dos comandos do Python para que vc seja capaz de entender (parcialmente talvez) a solução que o ChatGPT te devolve.

Avaliação

A avaliação será realizada através de tarefas práticas, ou seja, programas em Python que deverão ser implementados e submetidos pelo Classroom.

Serão propostas n tarefas práticas, que deverão ser realizadas pelos alunos. Os programas desenvolvidos serão testados com um conjunto pré-determinado de testes, que é desconhecido dos alunos. A nota de cada atividade prática será proporcional ao número de testes que executarem corretamente.

As tarefas práticas deverão ser resolvidas durante as aulas de laboratório (talvez com uma ou duas exceções).

Juntamente com o enunciado de cada tarefa prática será indicado o peso Pi ∈ {1, 2, 3, 4, 5} dessa tarefa. A média das tarefas práticas (P) será a média ponderada das notas das tarefas.

A média final F e a situação de cada aluno serão definidas de acordo com as regras a seguir.

Caso P \ge 5

O aluno será aprovado com média final (F) igual a P

Caso 2.5 \le P < 5

O aluno poderá realizar o exame. O exame será composto por um subconjunto das tarefas práticas disponibilizadas ao longo do semestre. O aluno poderá refazer as tarefas indicadas no período do exame ou aproveitar os programas já submetidos anteriormente naquelas tarefas (sem necessidade de refazer a tarefa).

A nota do exame (E) será calculada como a média ponderada das tarefas selecionadas para compor o exame. Os pesos das tarefas para fins do exame poderão ser diferentes daqueles previamente utilizados para o cálculo da média das tarefas práticas (P). O cálculo da média final (F) será feita da seguinte forma:

F = min{5, (P + E)/2}

Ou seja, mesmo que o aluno tire uma excelente nota no exame, ele será aprovado mas com a media final 5. Se a nota no exame não for suficiente, o aluno reprovará com a media de E e P.

Caso P < 2.5

Neste caso o aluno não pode fazer o exame, e reprovará com a media final igual a P

Observações

Datas das tarefas práticas

A data das outras atividades práticas ainda serão definidas e os alunos serão avisados em tempo.

Link importante

Esta turma de MC102 não seguirá o plano de aulas, e as atividades práticas das outras turmas de MC102. Assim você não terá muito apoio de outros alunos de outras graduações que também estão fazendo MC102. Mas muitas das aulas da nossa turma são baseadas nas aulas de MC102 para as outras.

Além disso, o site de MC102 tem uma coleção de links para cursos e vídeos de aulas de Python, em português e em inglês.

O link para o site de MC102 é https://ic.unicamp.br/~mc102/