MC 747 - 1.sem. 09
MC 747 - Primeiro semestre de 2010
Projeto de Engenharia de Software
prof. Fernando Vanini
vanini@ic.unicamp.br
Objetivo
Utilização
dos conceitos estudados nos cursos de
Engenharia de Software num projeto prático.
Aplicação no projeto de
técnicas de 'Desenho por Contrato'
Ao longo do curso esta página será atualizada com
informações adicionais sobre o projeto, andamento dos
trabalhos e referências.
Formato do Curso
O Curso terá duas partes:
Parte conceitual, em sala de aula (4 primeiras semanas de aula)
Desenvolvimento do projeto (restante do curso, no laboratório)
A descrição do projeto a ser desenvolvido durante o curso
será apresentada ao longo da primeira parte do curso.
Programa do Curso
Revisão dos principais conceitos de Engenharia de Software
Projeto baseado em contratos ('design by contract ')
Desenvolvimento do projeto.
O curso será dividido em
duas fases:
Aulas expositivas da parte conceitual
Parte prática em laboratório
Salas: a primeira parte do curso será dada nas salas 316-CC16 (terças) e 351-CC51 (quintas).
Avaliação
A avaliação será feita
através com base no projeto realizado durante o curso.
Observação importante: Em caso de cola ou outro
tipo fraude os envolvidos serão reprovados.
A Prova
A prova, prevista na descrição do projeto, será
feita no dia 17/06/2010, no mesmo horário da aula (19:00), na sala 351/ IC 3.5.
Notas da Prova
As notas da prova foram enviadas por email. As provas poderão
ser vistas no horário da aula de quinta feira, 24/06.
Projeto
Apresentação dos Trabalhos
A formalização da entrega dos trabalhos será feita
através de uma apresentação da
aplicação em operação no
laboratório com a participação de todos os
integrantes da equipe .
Reapresentação
Caso haja algum problema no trabalho apresentado pela equipe, este poderá ser revisado e reapresentado.
Material de Apoio
O material usado em sala (textos e transparências)
será disponibilizado a partir desta página, que
será atualizada ao longo do curso
Referências na Web
'Design By Contract'
Verificação Formal
Design Patterns
Programação Orientada a Aspectos