// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Fabio Massanori Sendo // 26 Maio 2001 // Last edited on 2001-07-31 14:26:20 by stolfi background{ color rgb <1,0.8,0.5>} #include "colors.inc" camera { location <60,0,0> + <110,40,50> right <-1.2,0,0> up <0,0.9,0> sky <0,1,0> look_at <60,0,0> } light_source { <60,0,0> + 10*<110,50,-10> color 1.2*White } #declare tinta_Azul = texture { pigment { color rgb < 0, 0, 1 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Verde = texture { pigment { color rgb < 0, 1, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_Vermelho = texture { pigment { color rgb < 1, 0, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } // Os tres cilindros e somente para mostrar os eixos das coordenada #declare cilindroX = cylinder { < -100, 0, 0 >, < 109, 0, 0 >, 0.05 texture { tinta_Vermelho } } #declare cilindroY = cylinder { < 0,-100, 0 >, < 0, 100, 0 >, 0.05 texture { tinta_Azul } } #declare cilindroZ = cylinder { < 0, 0, -100 >, < 0, 0, 100 >, 0.05 texture { tinta_Verde} } #declare A01 = < 0, 0, 0>; #declare A02 = < 0, 0, 0>; #declare A03 = < 0, 0, 0>; #declare A04 = < 0, 0, 0>; #declare A05 = < 12, 0, 0>; #declare A06 = < 12, 25, 20>; #declare A07 = < 12, 30, 33>; #declare A08 = < 12, 34, 45>; #declare A09 = < 40, 0, 0>; #declare A10 = < 40, 3, 5>; #declare A11 = < 40, 5, 13>; #declare A12 = < 40, 7, 20>; #declare A13 = < 60, 0, 0>; #declare A14 = < 60, 4, 17>; #declare A15 = < 60, 8, 19>; #declare A16 = < 60, 13, 31>; #declare B01 = < 60, 0, 0>; #declare B02 = < 60, 4, 17>; #declare B03 = < 60, 8, 19>; #declare B04 = < 60, 13, 31>; #declare B05 = < 84, 0, 0>; #declare B06 = < 84, 10, 20>; #declare B07 = < 84, 18, 30>; #declare B08 = < 84, 24, 45>; #declare B09 = <115, 0, 0>; #declare B10 = <115, 5, 12>; #declare B11 = <115, 10, 19>; #declare B12 = <115, 16, 28>; #declare B13 = <120, 0, 0>; #declare B14 = <120, 0, 0>; #declare B15 = <120, 0, 0>; #declare B16 = <120, 0, 0>; #declare pontosA = union { sphere { A01, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { A02, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { A03, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { A04, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { A05, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { A06, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { A07, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { A08, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { A09, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { A10, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { A11, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { A12, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { A13, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { A14, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { A15, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { A16, 1 texture { tinta_Vermelho }} } #declare pontosB = union { sphere { B01, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { B02, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { B03, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { B04, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { B05, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { B06, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { B07, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { B08, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { B09, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { B10, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { B11, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { B12, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { B13, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { B14, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { B15, 1 texture { tinta_Vermelho }} sphere { B16, 1 texture { tinta_Vermelho }} } #declare cor_ouro = <1,0.8,0.5> #declare ouro = texture { finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_ouro specular 0.20 roughness 0.05 } pigment { rgb cor_ouro } } #declare cor_cobre = <1,0.5,0.3> #declare cobre = texture { finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_cobre specular 0.20 roughness 0.05 } pigment { rgb cor_ouro } } #declare patchA = bicubic_patch{ type 1 flatness 0.001 u_steps 5 v_steps 5 A01, A02, A03, A04, A05, A06, A06, A08, A09, A10, A11, A12, A13, A14, A15, A16 } #declare patchB = bicubic_patch{ type 1 flatness 0.001 u_steps 5 v_steps 5 B01, B02, B03, B04, B05, B06, B06, B08, B09, B10, B11, B12, B13, B14, B15, B16 } #declare corA = color rgb <1.0,0.9,0.7>; #declare corB = color rgb <0.7,0.8,1.0>; #declare tex_chao = texture{ pigment { checker color corA, color corB} finish { ambient 0.4 diffuse 0.6 } } union{ // somente para mostrar os eixos cartesianos //eixo X (Red) //object { cilindroX } //eixo Y (Blue) //object { cilindroY } //eixo Z (Green) //object { cilindroZ } object{ pontosA } object{ patchA texture { ouro } } object{ patchA texture{ cobre } scale <1,1,-1> } object{ pontosB } object{ patchB texture { ouro } } object{ patchB texture{ cobre } scale <1,1,-1> } plane { <0,1,0>, -8 texture { tex_chao } } plane { <0,-1,0>, -8texture { tex_chao } scale 10000 } }