// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare tx_plastico = texture{ pigment{ color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish{ diffuse 0.8 ambient 0.1 specular 0.5 roughness 0.005 } } #declare tx_fosca = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } #declare tx_espelho = texture{ pigment{ color rgb < 1.00, 0.85, 0.30 > } finish{ diffuse 0.2 reflection 0.7*< 1.00, 0.85, 0.30 > ambient 0.1 } } #declare tx_vidro = texture{ pigment{ color rgb < 0.85, 0.95, 1.00 > filter 0.70 } finish{ diffuse 0.03 reflection 0.25 ambient 0.02 specular 0.25 roughness 0.005 } } #declare tx_xadrez = texture{ pigment{ checker color rgb < 0.10, 0.32, 0.60 >, color rgb < 1.00, 0.97, 0.90 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } scale 2.0 } ///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// #declare NQ = 6; #declare tornozelo_esquerdo = array[NQ]; #declare tornozelo_esquerdo[0] = 0; #declare tornozelo_esquerdo[1] = 45; #declare tornozelo_esquerdo[2] = 120; #declare tornozelo_esquerdo[3] = 90; #declare tornozelo_esquerdo[4] = 45; #declare tornozelo_esquerdo[5] = 0; #declare tornozelo_direito = array[NQ]; #declare tornozelo_direito[0] = 0; #declare tornozelo_direito[1] = 45; #declare tornozelo_direito[2] = 120; #declare tornozelo_direito[3] = 90; #declare tornozelo_direito[4] = 45; #declare tornozelo_direito[5] = 0; #declare joelho_esquerdo = array[NQ]; #declare joelho_esquerdo[0] = 0; #declare joelho_esquerdo[1] = 45; #declare joelho_esquerdo[2] = 120; #declare joelho_esquerdo[3] = 90; #declare joelho_esquerdo[4] = 45; #declare joelho_esquerdo[5] = 0; #declare joelho_direito = array[NQ]; #declare joelho_direito[0] = 0; #declare joelho_direito[1] = 45; #declare joelho_direito[2] = 120; #declare joelho_direito[3] = 90; #declare joelho_direito[4] = 45; #declare joelho_direito[5] = 0; #declare coxa_esquerda = array[NQ]; #declare coxa_esquerda[0] = 0; #declare coxa_esquerda[1] = 45; #declare coxa_esquerda[2] = 120; #declare coxa_esquerda[3] = 90; #declare coxa_esquerda[4] = 45; #declare coxa_esquerda[5] = 0; #declare coxa_direito = array[NQ]; #declare coxa_direito[0] = 0; #declare coxa_direito[1] = 45; #declare coxa_direito[2] = 120; #declare coxa_direito[3] = 90; #declare coxa_direito[4] = 45; #declare coxa_direito[5] = 0; #declare braco_esquerda = array[NQ]; #declare braco_esquerda[0] = 0; #declare braco_esquerda[1] = 45; #declare braco_esquerda[2] = 120; #declare braco_esquerda[3] = 90; #declare braco_esquerda[4] = 45; #declare braco_esquerda[5] = 0; #declare braco_direito = array[NQ]; #declare braco_direito[0] = 0; #declare braco_direito[1] = 45; #declare braco_direito[2] = 120; #declare braco_direito[3] = 90; #declare braco_direito[4] = 45; #declare braco_direito[5] = 0; #declare pulso_esquerda = array[NQ] #declare pulso_esquerda[0] = 0; #declare pulso_esquerda[1] = 45; #declare pulso_esquerda[2] = 120; #declare pulso_esquerda[3] = 90; #declare pulso_esquerda[4] = 45; #declare pulso_esquerda[5] = 0; #declare pulso_direito = array[NQ] #declare pulso_direito[0] = 0; #declare pulso_direito[1] = 45; #declare pulso_direito[2] = 120; #declare pulso_direito[3] = 90; #declare pulso_direito[4] = 45; #declare pulso_direito[5] = 0; #declare fq = array [NQ]; #declare fq[0] = 0.0; #declare fq[1] = 0.2; #declare fq[2] = 0.4; #declare fq[3] = 0.6; #declare fq[4] = 0.8; #declare fq[5] = 1.0; /***********************************************************************************************************/ #macro cabeca() union { sphere{< 0.00, 0.00, 0.00 >, 1 texture{ tx_fosca } } cone {<0,0,0>,0.3,<0,0,.8>,0.0 texture{ tx_fosca } translate <0,-.3,.8> } cone {<0,0,0>,0.3,<0,0,.8>,0.0 texture{ tx_fosca } translate <0,+.3,.8> } } #end #macro corpo() cylinder{ < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 0.00, 0.00, 2.00 >, 0.6 texture{ tx_fosca } } #end #macro coxa() cylinder{ < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 0.00, 0.00, 1.00 >, 0.2 texture{ tx_fosca } } #end #macro canela() cylinder{ < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 0.00, 0.00, 1.00 >, 0.2 texture{ tx_fosca } } #end #macro pe () cylinder{ < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 0.00, 0.00, .5 >, 0.2 texture{ tx_fosca } rotate <0,90,0> } #end #macro subperna(angulo) union { object {canela() translate <0,0,-1> } object {pe() rotate<0,angulo,0> translate <0,0,-1>} } #end #macro perna (angulo1,angulo2) union { object {coxa() translate <0,0,-1> } object {subperna(angulo1) rotate <0,angulo2,0> translate <0,0,-1> } } #end #macro mao() sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, .3 texture{ tx_plastico } } #end #macro antebraco() cylinder { < 0.00, 0.00, 0.00 >, < 0.00, 1.0, 0.00 >, 0.2 texture{ tx_fosca } } #end #macro subbraco(angulo) union { object { mao() rotate <0,0,angulo> translate<0,.8,0> } object {antebraco()} } #end #macro boneco(a1,a2,a3,a4,a5,a6,a7,a8,a9,a10) union { object {corpo()} object {cabeca() translate <0,0,2>} object {subbraco(a1) rotate<0,0,a2> translate <0,.6,0.5>} object {subbraco(a3) rotate<0,0,a4> translate <0,.6,0.5> scale <1,-1,1>} object {perna (a5,a6) rotate<0,0,a7> translate <0,-.4,0>} object {perna (a8,a9) rotate<0,0,a10> translate <0,-.4,0> scale <1,-1,1>} } #end #macro interpola (f0,v0,f1,v1,fase) #local ss = (fase-f0)/(f1-f0); #local rr = 1-ss; (rr*v0 + ss*v1); #end #macro boneco_dancando(fase) #local i = quadro_anterior(fase); #local te = interpola(fq[i],tornozelo_esquerdo[i],fq[i+1],tornozelo_esquerdo[i+1],fase); #local td = interpola(fq[i],tornozelo_direito[i],fq[i+1],tornozelo_direito[i+1],fase); #local je = interpola(fq[i],joelho_esquerdo[i],fq[i+1],joelho_esquerdo[i+1],fase); #local jd = interpola(fq[i],joelho_direito[i],fq[i+1],joelho_direito[i+1],fase); #local ce = interpola(fq[i],coxa_esquerda[i],fq[i+1],coxa_esquerda[i+1],fase); #local cd = interpola(fq[i],coxa_direito[i],fq[i+1],coxa_direito[i+1],fase); #local be = interpola(fq[i],braco_esquerda[i],fq[i+1],braco_esquerda[i+1],fase); #local bd = interpola(fq[i],braco_direito[i],fq[i+1],braco_direito[i+1],fase); #local peh = interpola(fq[i],pulso_esquerda[i],fq[i+1],pulso_esquerda[i+1],fase); #local pd = interpola(fq[i],pulso_direito[i],fq[i+1],pulso_direito[i+1],fase); boneco(peh,be,pd,be,td,jd,cd,te,je,ce) #end #macro quadro_anterior (fase) #local i=0; #while (i < NQ-1) #if( (fq[i] <= fase) & (fq[i+1] >= fase) ) #local resp = i; #end #local i = i+1; #end resp #end // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 2.000; #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente: object{ eixos(3.00) } object {boneco_dancando(clock)} //subperna (45) //perna(0,45) //subbraco(30) //object {boneco(0,0,0,0,0,0,0,0,0,00)} //object {boneco(45,21,13,54,12,45,45,45,45,12) translate<0,4,0> } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 1.00 >; #declare raio_cena = 10.0; #declare dir_camera = < 14.00, 7.00, 4.00 >; #declare dist_camera = 16.0; #declare intens_luz = 1.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)