// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2010-03-04 15:44:01 by stolfi // ====================================================================== // CORES E TEXTURAS #include "colors.inc" #include "textures.inc" #include "woods.inc" #include "stones.inc" background{ color rgb < 1, 1, 1 > } #declare tx = texture{ pigment { color Blue } finish { phong 1 } } #declare tx_chao = texture{ pigment{ color rgb < 0.00, 0.00, 0.00 > } finish{ diffuse 0.9 ambient 0.1 } } // aviao para elefantes // 6 retalhos de bezier (3 retalhos - metade do objeto - e reflete outro igual) // juntas suaves: // local A14 = (A13 + B12)/2, B11 = A14 // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA // Partes da cena: #declare chao = box{ <-20,-20,-1>, <+20,+20,0>} #include "retalho.inc" #local base = 0; #local alt = 0.25; #local largLat = 0.8; #local prof = 0.25; #declare altura = alt*3; #local meioAltura = altura/2; #local incrAlt = 0.2; #local largBico = 0.2; #declare larguraLateral = base+largLat*3; // fixos lateral #local a22 = ; #local a23 = ; #local a32 = ; #local a33 = ; // fixos ponta bico #local b11 = < base, 0, meioAltura>; #local b21 = ; #local b31 = ; #local b41 = ; // fixos bico #local b22 = ; #local b23 = ; #local b32 = ; #local b33 = ; // calculado juncao bicos #local b12 = ; #local b13 = ; #local b42 = ; #local b43 = ; // calculados juncao bico-lateral #local b24 = (b23+a22)/2; #local b34 = (b33+a32)/2; // calculados juncao lateral-bico #local a21 = b24; #local a31 = b34; // calculados juncao laterais #local a12 = ; #local a13 = ; #local a42 = ; #local a43 = ; // calculado juncao laterais-bico #local a11 = (b13+a12)/2; #local a41 = (b43+a42)/2; // juncao bico-laterais #local b14 = a11; #local b44 = a41; // calculados juncao lateral-cauda #local a24 = ; #local a34 = ; // calculado juncao laterais-cauda #local a14 = ; #local a44 = ; #declare lateral = union { object{retalho(a11,a12,a13,a14,a21,a22,a23,a24, a31,a32,a33,a34,a41,a42,a43,a44, 0.005,tx,tx)} } #declare bico = union { object{retalho(b11,b12,b13,b14,b21,b22,b23,b24, b31,b32,b33,b34,b41,b42,b43,b44, 0.005,tx,tx)} } #declare alturaBico = b44.z; #declare larguraBico = b44.x; #declare asa = box{ , } #declare aviao = union { object {lateral translate x*larguraBico} object {lateral translate x*larguraBico scale <1,-1,1>} object {bico} object {bico scale <1,-1,1>} } #include "eixos.inc" // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{ eixos(3.00) } object{ chao texture{Silver_Metal}} object{ aviao texture{tx}} object{ asa texture{tx}} object{ asa texture{tx} scale<1,-1,1>} } #include "camlight.inc" #declare centro_cena = < 0.00, 0.00, 0.00 >; #declare raio_cena = 5.0; #declare dir_camera = < 1, 2, 1 >; #declare dist_camera = 5.0; #declare intens_luz = 2.00; camlight(centro_cena, raio_cena, dir_camera, dist_camera , z, intens_luz)