// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 8.00, 4.00, 2.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00 *y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at 0.3* < 0.00, 0.00, 7.5 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, +10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb <0, 1.0, 0.0 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.0, 0.8 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare esferas = union{ #declare m = 0; #while(m<8) sphere{ 0.4*, 0.1 texture{tinta_A}} #declare m = m+2; #end } #declare cilindro = cylinder { 0.3*<0,0,0>, <2.4,2.4,2.4> 0.02 texture{tinta_B} } #declare circulos = union{ #declare p=1.15; #declare s=0.8; #while (p<4.6) torus {p, 0.01 texture{tinta_B} rotate 90*x translate<0,0,s>} #declare p = p + 1.15; #declare s = s + 0.8; #end } // Aqui está a cena, finalmente: union { object{cilindro} object{esferas} object{circulos} #declare n=40; #while(n<360) object{esferas rotate n*z} object{cilindro rotate n*z} #declare n = n+40; #end }