// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 0.00, 10.00, 45.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*z // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 5.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ //light_source { // 10 * < 20.0, 0.0, 0.0 > // Posição da lâmpada. // color rgb 0.4 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. //} light_source { 2 * < 0.0, 20.0, 3.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 2.0 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 1 * < 0.0, 5.0, 20.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.6 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare cor_dourada = < 0.80, 0.80, 0.05 >; #declare tinta_dourada = texture { pigment { rgb cor_dourada } finish { diffuse 0.05 specular 0.20 roughness 0.05 ambient 0.05 reflection cor_dourada } } #declare cor_prateada = < 0.90, 0.90, 0.90 >; #declare tinta_prateada = texture { pigment { rgb cor_prateada } finish { diffuse 0.05 specular 0.20 roughness 0.05 ambient 0.05 reflection cor_prateada } } #declare tinta_rubi = texture { pigment { color rgb < 0.80, 0.30, 0.30 > filter 1 } finish { diffuse 0.1 specular 1 roughness 0.0001 ambient 0.1 reflection 0.25 } } #declare tinta_esmeralda = texture { pigment { color rgb < 0.15, 0.70, 0.15 > filter 1 } finish { diffuse 0.1 specular 1 roughness 0.0001 ambient 0.1 reflection 0.25 } } #declare chao = plane { y, -3 texture { pigment { checker <0.20, 0.20, 0.05>, <0.10, 0.10, 0.25> } finish {ambient 0.1 diffuse 0.9} scale 3 } } #declare coroa = lathe { bezier_spline 16, <12.00, 1.00>, <12.00, 1.50>, <13.00, 3.50>, <12.00, 4.00> <12.00, 4.00>, <13.00, 4.50>, <11.00, 6.50>, <12.00, 7.00> <11.50, 7.00>, <10.50, 6.50>, <12.50, 4.50>, <11.50, 4.00> <11.50, 4.00>, <12.50, 3.50>, <11.50, 1.50>, <11.50, 1.00> texture { tinta_dourada } } #declare base = torus { 11.75, 0.50 translate <0.00, 0.70, 0.00> texture { tinta_prateada } } #declare rubi = sphere { <0.00, 5.50, 11.75>, 0.7 texture { tinta_rubi } } #declare esmeralda = sphere { <8.50, 2.50, 8.50>, 0.7 texture { tinta_esmeralda } } // Aqui está a cena, finalmente: union { object { base } object { base translate <0.00, 6.60, 0.00> } object { coroa } object { chao } object { rubi } object { esmeralda } object { esmeralda translate <-17.00, 0.00, 0.00> } }