// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 8.00, 4.00, 2.00 > // Posição do observador. right -1.00*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 1.00, 1.00, 1.00 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.12, 0.00, 0.15 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 0.00, 0.00, 0.30 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare base = box { < -0.6, -0.8, -0.9>, // Near lower left corner < 0.6, 0.8,0.9 > // Far upper right corner texture { tinta_B } } #declare lado_esq = box { < -0.6,-1.9 ,0.3 >, // Near lower left corner < 0.6, -0.8, 0.9 > // Far upper right corner texture { tinta_A } rotate 60*x translate <0, -0.1, 1.00> } #declare cone_lado_dir = cone{ <0.00, 1.30, 0.6>, 0.3, //esq <0.00, 2.10, 0.6>, 0.00 //dir pigment { color <0.0, 1, 1> } } #declare box_lado_dir = box { < -0.6, 0.8,0.3 >, // Near lower left corner < 0.6, 1.4, 0.9 > // Far upper right corner texture { tinta_A } } // Aqui está a cena, finalmente: difference { union { object { base } object { lado_esq } union{ object { box_lado_dir } object { cone_lado_dir } rotate -60*x translate <0, 0.0, 1.00> } } }