// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 8.00, 4.00, 20.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.10, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.10, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgbf < 0.90, 0.90, 0.90, 0.9 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare bola = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 2.00 texture { tinta_A } } #declare base1 = cylinder { < -4.00, 0.00, 0.00 >, < +4.00, 0.00, 0.00 >, 1.00 texture { tinta_B } } #declare base1b= cylinder { < -4.10, 0.00, 0.00 >, < +4.10, 0.00, 0.00 >, 0.90 texture { tinta_A } } #declare base2 = cylinder { < 0.00, +4.00, 0.00 >, < 0.00, -4.00, 0.00 >, 1.00 texture { tinta_B } } #declare base2b= cylinder { < 0.00, +4.10, 0.00 >, < 0.00, -4.10, 0.00 >, 0.90 texture { tinta_A } } #declare bola2 = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 4.10 texture { tinta_C } } #declare bola3 = sphere { < 0.00, 0.00, 0.00 >, 4.00 texture { tinta_C } } // Aqui está a cena, finalmente: difference { union { object { bola } difference { object { base1 } object { base1b } } difference { object { base2 } object { base2b } } difference { object { bola2 } object { bola3 } } } }