// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-09-04 15:25:26 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 15.00, 3.00, 6.00 > // Posição do observador. right -0.75*x // Largura RELATIVA da imagem. up 1.00*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare bola = sphere { < 0.00, 0.00, 6.00 >, 0.50 texture { tinta_B } } #declare tronco_alto = cylinder { < -0.00, -0.00, +4.00 >, < -0.00, -0.00, +5.20 >, 1.00 texture { tinta_B } } #declare tronco_baixo = cylinder { < -0.00, +0.00, +4.00 >, < -0.00, +0.00, +3.00 >, 0.60 texture { tinta_B } } #declare braco_esq = cylinder { < -0.00, -1.00, +3.50 >, < -0.00, -1.00, +5.00 >, 0.30 texture { tinta_B } } #declare braco_dir = cylinder { < -0.00, +1.00, +6.50 >, < -0.00, +1.00, +5.00 >, 0.30 texture { tinta_B } } #declare perna_esq = cylinder { < -0.00, -0.50, +3.00 >, < -0.00, -0.50, +1.00 >, 0.40 texture { tinta_B } } #declare perna_dir = cylinder { < -0.00, +.50, +3.00 >, < -0.00, +.50, +1.00 >, 0.40 texture { tinta_B } } #declare palco = box { <-2.00, -2.00, +1.00>, <+2.00, +2.00, -1.00> texture { tinta_A } } // Aqui está a cena, finalmente: union{ object { bola } object {tronco_alto} object {tronco_baixo} object {braco_esq} object {braco_dir} object {perna_esq} object {perna_dir} object {palco} }