// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 20, 0, 0 > // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 2*< 4, -4, 3 > color rgb 1.0 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -1.0, -1.0, -3.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } #include "colors.inc" // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA sky_sphere { pigment { gradient z color_map { [0.000 0.002 color rgb <1.0, 0.2, 0.0> color rgb <1.0, 0.2, 0.0>] [0.002 0.200 color rgb <0.8, 0.1, 0.0> color rgb <0.2, 0.2, 0.3>] } scale 2 translate -1 } pigment { bumps color_map { [0.0 0.1 color rgb <0.85, 0.85, 0.85> color rgb <0.75, 0.75, 0.75>] [0.1 0.5 color rgb <0.75, 0.75, 0.75> color rgbt <1, 1, 1, 1>] [0.5 1.0 color rgbt <1, 1, 1, 1> color rgbt <1, 1, 1, 1>] } scale <0.2, 0.5, 0.2> } rotate -135*x } #declare cristal_branco = texture { pigment { color rgb < 0.9, 0.9, 0.9 > filter 1.0 } finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } } #declare dourado = texture { pigment { Yellow } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection Yellow specular 0.20 roughness 0.05 metallic } } #declare cromo = texture { pigment { Gray80 } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection Gray75 specular 0.20 roughness 0.05 metallic } } #declare pedra = intersection { cylinder { 3*<-1,0,0> 3*<1,0,0> 3 } cylinder { 3*<0,-1,0> 3*<0,1,0> 3 } no_shadow } #declare letra_L = text { ttf "comic.ttf" "L" 0.5, 0 rotate 90*z rotate 90*y scale 4 translate < 0, -1, -1 > pigment { Yellow } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection 0.3*DarkBrown specular 0.20 roughness 0.05 metallic } } #declare letra_I = text { ttf "comic.ttf" "I" 0.5, 0 rotate 90*z rotate 90*y scale 4 translate < 0, -1, -1 > pigment { Blue } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection 0.3*DarkBrown specular 0.20 roughness 0.05 metallic } } #declare letra_V = text { ttf "comic.ttf" "V" 0.5, 0 rotate 90*z rotate 90*y scale 4 translate < 0, -1, -1 > pigment { Green } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection 0.3*DarkBrown specular 0.20 roughness 0.05 metallic } } #declare bolinha = sphere { <0,0,0> 0.3 texture { dourado } } #declare diamt = box { -1*<1,1,1> 1*<1,1,1> scale 0.3 rotate 45*x rotate 45*y texture { cromo } } union { object { pedra texture { cristal_branco } } object { letra_L } translate < 0, -5, 0 > } union { object { pedra texture { cristal_branco } rotate 90*z } object { letra_I } translate < 0, 0, 4 > } union { object { pedra texture { cristal_branco } rotate 45*z } object { letra_V } translate < 0, 5, -2 > } object { bolinha translate < 0, -6, 4 > } object { bolinha scale 1.4 translate < 0, -5, 5 > } object { bolinha scale 1.8 translate < 0, -4, 6 > } object { diamt translate < 0, 4.5, 4.5 > } object { diamt scale 1.4 translate < 0, 5.3, 3.3 > } object { diamt scale 1.8 translate < 0, 6.3, 2 > }