// ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 20, 0, 15 > // Posição do observador. right -0.8*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.6*y // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at < 0, 0, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ #declare esp = 5; //espacamento light_source { < esp, 10, 30 > // Posição da lâmpada. color rgb 1 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { < esp, 10, 5 > // Posição da lâmpada. color rgb 12 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare source = seed(1); #declare tinta_L = texture { pigment { color rgb < 0, 0.1, 0.1 > } finish { reflection <0.25,0.15,0.01> diffuse 0.4 metallic reflection {0.6 metallic} specular 1 roughness 0.001 ambient 0.1 } } #declare tinta_I = texture { pigment { color rgb < 0.8, 0.15, 0.01 > } finish { diffuse 0.3 specular 1 roughness 0.001 ambient 0.1 reflection 0.1} } #declare tinta_pingo = texture { pigment { color rgb < 0.8, 0.15, 0.01 > } finish { diffuse .6 ambient 0.8 } } #declare tinta_V = texture { pigment { color rgb < 0.25, 0.15, 0.01 > } finish { diffuse 0.6 specular 0.1 roughness 0.4 ambient 0.1 } } #declare L = union{ box{ <0,0,0>,<1,4,-1> texture {tinta_L}} box{ <0,0,0>,<3,1,-1> texture {tinta_L}} } #declare r_cyl = 0.8; #declare r_sph = 0.7; #declare I1 = cylinder{ <0,0,0>, <0,4,0>,r_cyl texture{tinta_I} } #declare pingo1 = difference{ sphere{ <0,5.5,0>,r_sph texture{tinta_pingo} } sphere{ <0,5.5,0>,r_sph- 0.01 texture{tinta_pingo} } } #declare dz = 1.2; #declare dx = 2.5; #declare dy = 0.5; #declare V1 = difference{ cone{ <0,0,0>, 0 <0,4,0>, 2 open //texture{tinta_} } cone{ <0,0.1,0>,0 <0,4.1,0>,2 //texture{tinta_B} } } #declare caixa = box{ <0-dx,0-dy,2+dz> <0+dx,4+dy,2-dz> //texture{tinta_B} } #declare V2 = difference{ object{V1} object{caixa} } #declare V3 = difference{ object{V2 texture{tinta_V}} object{caixa scale<1,1,-1>} } #declare I = union { object{I1} translate } #declare V = union { object{V3} translate <2*esp - 1,0,0>} object{L} object{I} light_source { color rgb 10*<1,1,1> looks_like {pingo1} } object{V}