// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location 0.6*< 45.00, -55.00, 35.00 > // Posição do observador. right < -0.60, 0.00, 0.00 > // Largura RELATIVA da imagem. up < 0.00, 0.00, 0.80 > // Altura RELATIVA da imagem. sky < 0.00, 0.00, 1.00 > // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 8.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e cor da luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare eixoX = cylinder { <0.00, 0.00, 0.00>, <10.00, 0.00, 0.00> 0.05 texture { pigment { color rgb <1.00, 0.00, 0.00> } } } #declare eixoY = cylinder { <0.00, 0.00, 0.00>, <0.00, 10.00, 0.00> 0.05 texture { pigment { color rgb <0.00, 1.00, 0.00> } } } #declare eixoZ = cylinder { <0.00, 0.00, 0.00>, <0.00, 0.00, 10.00> 0.05 texture { pigment { color rgb <0.00, 0.00, 1.00> } } } #declare carro = cone { <8, 0, 0>, 2.0 // Center and radius of one end <8, 3, 0>, 0.0 // Center and radius of other end open // Removes end caps texture { pigment{ color rgb <0.00, 1.00, 0.00> } } rotate <0, 0, clock*360> } #declare eixo = cylinder { <0.00, 0.00, 0.00>, <0.00, 0.00, -2.00> 0.10 texture { pigment { color rgb <1.00, 1.00, 1.00> } } } #declare roda = torus { 0.10, 0.20 texture { pigment {color rgb <0.50, 0.00, 0.50>} } } #declare Half_Torus = torus { 0.10, .020 rotate -90*x // so we can see it from the top } #declare prisma = prism { linear_sweep linear_spline 0, // sweep the following shape from here ... 1, // ... up through here 7, // the number of points making up the shape ... <3,5>, <-3,5>, <-5,0>, <-3,-5>, <3, -5>, <5,0>, <3,5> pigment { color rgb<0,1,0> } } #declare revolucao = lathe { quadratic_spline 4 <0,0>, <2,2>, <5,5>, <2,2>//<3,2>, <2,3>, <2,4>, <0,4> pigment { color rgb<1,1,1> } finish { ambient .3 phong .75 } } #declare pedaco = box { <0,0,0>, <1,1,1> pigment{ color rgb<1,0,0> } } #declare titulo = text { ttf "timrom.ttf" "FOME ZERO" 0.5, 0 pigment { color rgb<1,0,0> } } // Aqui está a cena, finalmente: union { object { roda translate 10*x translate -2*z rotate 360*clock*z } object { roda translate 6*x translate -2*z rotate 360*clock*z } object { roda translate 8*x translate 3*y translate -2*z rotate 360*clock*z } object { eixo translate 10*x rotate 360*clock*z } object { eixo translate 6*x rotate 360*clock*z } object { eixo translate 8*x translate 3*y rotate 360*clock*z } difference { object { revolucao translate 8*x rotate 180*x } object { pedaco scale 4.5 translate 6*x translate -2*z translate -3*y } object { pedaco scale 10 translate 6*x translate -12*z translate -8*y } } object { carro } // object { eixoX } // object { eixoY } // object { eixoZ } object { Half_Torus pigment { color rgb <0.00, 1.00, 0.00> } } object { titulo rotate 15*y rotate 80*x //rotate 180*z translate -15*y translate 11*z translate 13*x } }