// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi #include "colors.inc" #include "metals.inc" // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 0.00,-20.00, 3.00 > // Posição do observador. right <-0.6,0,0> // Largura RELATIVA da imagem. up <0,0,0.8> // Altura RELATIVA da imagem. sky <0,0,1> // Qual direção é "para cima"? look_at < -3.00, 2.00, 4.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * <+-50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.2, 0.50, 0.65 > } #declare prato = difference{ cylinder{<-3,0,0>,<-3,-3,0>,2 pigment{Blue}} sphere{<-3,2.5,0>,1 pigment{Blue}} } #declare colher=union{ cylinder {<6,0,6>,<9,0,6>,0.5 pigment{Gray}} difference{sphere{<4.5,0.5,6>1.5 pigment{Gray}} sphere{<4.5,0.5,6>0.5 pigment{Gray}} box{<3,-3,4.5>,<6,-0.5,7.5> pigment{Gray}} } } #declare logo= text{ ttf "arial.ttf" "Fome ZERO" 0.1,0 scale<0,2,0> } #if (clock<0.5) //movimento para direita #declare tp=clock/0.5; #declare pos=(1-tp)*<-3,0,0>+tp*<3,0,0>; #else #if (clock<0.65) //movimento para esquerda #declare tp=(clock-0.5)/(0.65-0.5); #declare pos=(1-tp)*<3,0,0>+tp*<0,0,0>; #else #declare tp=(clock-0.65)/(1.0-0.65); #declare pos=tp*<0,0,0>; #end #end #if (clock<0.5) //movimento para esquerda #declare tc=clock/0.5; #declare pos1=(1-tc)*<3,0,4>+tp*<-3,0,4>; #declare pos2=tc*<0,0,0>; #else #if (clock<0.65) //movimento para direita #declare tc=(clock-0.5)/(0.65-0.5); #declare pos1=(1-tc)*<-3,0,4>+tc*<0,0,4>; #declare pos2=tc*<0,0,0>; #else #if(clock<0.8) #declare tc=(clock-0.65)/(0.9-0.65); #declare pos1=tc*<0,0,0>; #declare pos2=(1-tc)*0*y+tc*90*y; #else #if(clock<0.9) #declare tc=(clock-0.8)/(0.9-0.8); #declare pos1=(1-tc)*<0,2,1>+tc*<0,3,2>; #declare pos2=90*y #else #declare tc=(clock-0.9)/(1-0.9); #declare pos1=tc*<0,0,0>; #declare pos2=90*y; #end #end #end #end #if (clock>0.9) #declare tt=(clock-0.8)/(1.0-0.8); #declare pos3=(1-tt)*<0,-2,3>+tt*<0,2,3>; #end // Aqui está a cena, finalmente: #if (clock<0.9) object{prato translate pos} object{colher translate pos1 rotate pos2} #else object{prato translate pos} object{colher translate pos1 rotate pos2} object{logo pigment{Red} translate pos3} #end