// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi #include "colors.inc" // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 0.00, 30.00, 7.00 > // Posição do observador. right <-0.6,0,0> // Largura RELATIVA da imagem. up <0,0,0.8> // Altura RELATIVA da imagem. sky <0,0,1> // Qual direção é "para cima"? look_at < 6.00, 2.00, 3.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * <+-50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.5, 0.70, 0.65 > } #declare cor1= <0,0.5,0.1>; #declare cor3= <0.0,0.1,0.5>; #declare tx_chao=texture { pigment {checker color rgb cor1 color rgb cor3} finish{ ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection 0.1 specular 0.2 roughness 0.05}} #declare cor2= <0.7,0.7,0.7>; #declare tx_palacio=texture{ finish{ ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001} pigment{color cor2 filter 1}} #declare tx_pizza=texture { pigment {rgb cor3} finish{ ambient 0.1 diffuse 0.05 reflection 0.4 specular 0.2 roughness 0.05}} #declare chao = plane{z,0 texture{tx_chao}} #declare torre= cone{<3,-1,4>,1.0 <3,-1,7>,0.001} #declare palacio = union{ difference{ box {<-1,0,0>,<4,-5,4>} sphere{<1,0,1>,0.5 } box{<4,-2,0>,<2,-3,2> }} object{torre } object{torre translate<-3,1,0>} texture{tx_palacio} interior{ior 1.5} } #declare pizza = union{ cylinder {<7,4,0>,<7,4,10>,2} torus{3,1 rotate 90*x translate<7,4,10>} texture {tx_pizza} } // Aqui está a cena, finalmente: union{ object{chao} object{palacio} object{pizza} }