// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #declare zoom = 1; camera { location < 15,-78, 58 > // Posição do observador. right <-0.60, 0.00, 0.00> // Largura RELATIVA da imagem. up <0.00, 0.00, 0.80> // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 0, 0, 24 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < 50, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < -50.0, 10.0, 70.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < 0.0, -10.0, 10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.9 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare C = 1/255; background{ color rgb < 0.95, 0.90, 0.68 > } #declare ra = 0; #declare raio_torre = 2; #declare raio_toro = 0.50; #declare cor_cristal = <0.9,0.9,1>; #declare tx_cristal = texture { finish{ ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.15 specular 1 roughness 0.001 } pigment { color cor_cristal filter 1 } } #declare cor_espelho = <0.1,0.1,0.2>; #declare tx_espelho = texture { pigment { rgb cor_espelho } finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection 0.95 specular 0.20 roughness 0.05 } } #declare azul = texture { pigment { color rgb < 0.10, 0.80, 1.00 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare amarelo = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare vermelho = texture { pigment { color rgb < 1.0, 0.0, 0.0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare verde = texture { pigment { color rgb < 0.0, 1.0, 0.0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare laranja = texture { pigment { color rgb < 252*C, 200*C, 81*C > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare preto = texture { pigment { color rgb < 0*C, 0*C, 0*C > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare xadrez = texture { pigment {checker color rgb <1,1,0.9> color rgb <0,0,0.9> } } // Objetos // Os eixos para auxilio #declare eixo_x = cylinder { < -50, 0, 0 >, < 50, 0, 0 >, 0.1 texture { vermelho } } #declare eixo_y = cylinder { < -50, 0, 0 >, < 50, 0, 0 >, 0.1 texture { verde } rotate <0,0,90> } #declare eixo_z = cylinder { < -50, 0, 0 >, < 50, 0, 0 >, 0.1 texture { azul } rotate <90,90,0> } #declare eixos = union{ object{eixo_x} object{eixo_y} object{eixo_z} } //O Chao #declare chao = box{ <-50,-50,0>, <50,50,-1> texture { xadrez } } //--------------------------------------------------------// //--------------------------------------------------------// // Partes do castelo //Sol #declare sol = sphere{ <0,0,10>,2 texture {laranja} } //Caixa #declare caixa = box { <-15,-15,20>, <15,15,0> texture {tx_cristal} interior{ior 1.5} } //Teto da caixa #declare teto1 = box { <-18.027,0,-0.1>, <0,30,0> texture {tx_espelho} rotate <0,35,0> translate <13.5,-15,20> } #declare teto2 = box { <-18.027,0,-0.1>, <0,30,0> texture {tx_espelho} rotate <0,-37,0> translate <-1.5,-15,30> } //Tetos das torres #declare teto_torre1 = cone{ <0,0,0>,raio_torre <0,0,5>,0 texture{ tx_espelho} translate <-15,-15,20> } #declare teto_torre2 = cone{ <0,0,0>,raio_torre <0,0,5>,0 texture{ tx_espelho} translate <15,-15,20> } #declare teto_torre3 = cone{ <0,0,0>,raio_torre <0,0,5>,0 texture{ tx_espelho} translate <15,15,20> } #declare teto_torre4 = cone{ <0,0,0>,raio_torre <0,0,5>,0 texture{ tx_espelho} translate <-15,15,20> } //Torres #declare torre1 = cylinder { < 0, 0, 0 >, < 0, 0, 20 >, raio_torre texture { verde } translate <-15,-15,0> } #declare torre2 = cylinder { < 0, 0, 0 >, < 0, 0, 20 >, raio_torre texture { verde } translate <15,-15,0> } #declare torre3 = cylinder { < 0, 0, 0 >, < 0, 0, 20 >, raio_torre texture { verde } translate <15,15,0> } #declare torre4 = cylinder { < 0, 0, 0 >, < 0, 0, 20 >, raio_torre texture { verde } translate <-15,15,0> } #declare torres = union{ object {torre1} object {torre2} object {torre3} object {torre4} } //------------------------ //------------------------ // Aqui está a cena, finalmente: union{ //object{eixos} object{chao} object{sol} object{caixa} object{torres} object{teto_torre1} object{teto_torre2} object{teto_torre3} object{teto_torre4} object{teto1} object{teto2} //object{chao} }