// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location < 15, 12, 9> // Posição do observador. right <-0.6,0,0> // Largura RELATIVA da imagem. up <0,0,0.8> // Altura RELATIVA da imagem. sky z // Qual direção é "para cima"? look_at < 2, 0, 0 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 1, 0.8, 0.1> } #declare raio_maior = 1.5; #declare raio_menor = 0.8; #declare cor_cristal = <0.8, 0.8, 0.8>; #declare tx_cristal = texture { finish { ambient 0.1 diffuse 0.1 reflection 0.25 specular 1 roughness 0.001 } pigment { color cor_cristal filter 1 } } #declare cor_ouro = <1,0.8,0.1>; #declare tx_ouro = texture { finish { ambient 0.05 diffuse 0.05 reflection cor_ouro specular 0.20 roughness 0.005 } pigment { rgb cor_ouro } } #declare chao = plane { < 0,0,1 >, 1 pigment { checker color rgb <0,0,1>, color rgb < 1, 1, 1> } } #declare palacio = box { <0, 0, 0>, < 7, 5, 3> texture { tx_cristal scale 1 } interior {ior 1.2} } #declare porta = box { <0,0,0> < 1, 1, 2> pigment { rgb <1,1,1>} translate <6,2,0> } #declare cupula = torus { raio_maior, raio_menor texture { tx_ouro } pigment { rgb cor_ouro } rotate x*-90 translate <4,3,4> } // Aqui está a cena, finalmente: difference{ union{ object { chao } object { palacio } object { cupula } object {porta} translate x } }