// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA #include "colors.inc" background { color LightBlue } //camera { //location < 2, 6, -15 > // //location < 0,20,-10> // look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > //} camera { location < 8.00, 4.00, 20.00 > // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at < 0.00, 0.00, 0.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA #declare raio = 2.000; #declare cor_cabeca = texture { pigment { color 2.5*Bronze } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cor_corpo = texture { pigment { color Red } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cor_braco = texture { pigment { color Yellow } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cor_olhos = texture{ pigment { color Blue } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare cor_nariz = texture{ pigment { color 2.5*Bronze} finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1} } #declare cabeca = sphere { <0, 5, 0>, 2.1 texture { cor_cabeca } } #declare nariz = sphere { <1, 5, 1.5>, 0.5 scale 1. texture { cor_nariz } } #declare olho_esq = sphere { <0.4, 5.5, 1.5>, .55 texture { cor_olhos } } #declare olho_dir = sphere { <1.3, 5.5, .9>, .55 texture { cor_olhos } } #declare pescoco = cylinder { <0,5,0>, <0,2.5,0>, .3 texture { cor_cabeca } } #declare corpo_cima = cylinder { <0,2.6,0>, <0,-1,0>, 2 texture { cor_corpo } } #declare corpo_baixo = cone { <0,-0.5,0>, 2 <0,-3,0>, 4 texture { cor_cabeca } } #declare braco1 = cylinder { <1.5, 2, -0.5>, <4, 2, 0>, .5 texture { cor_braco } } #declare braco2 = cylinder { <-1, 2, 2>, <-2, 2, 4>, .5 texture { cor_braco } } #declare perna1 = cylinder { <2.5, -2.5, 1.5>, <2.5, -5, 1.5>, .7 texture {cor_braco} } #declare perna2 = cylinder { <-1, -2.5, 2.5>, <-1, -5, 2.5>, .7 texture {cor_braco} } #declare boca = torus { .2, .3 rotate -65*x translate 4*y translate 1.5*z translate 1*x pigment { Red }} #declare pe1 = box { <-2, -5.5, 1.5>, <-0.5, -5, 4.5> texture {cor_cabeca} } #declare pe2 = box { <3.3, -4.5, 1>, <2, -5, 4> texture {cor_cabeca} } // Aqui está a cena, finalmente: pe1 pe2 union { object {corpo_baixo} object {perna1} object {perna2} } union { object {corpo_cima} object {pescoco} object {braco1} object {braco2} } difference { object {boca} object {cabeca} } union { object {cabeca} object {nariz} object {olho_esq} object {olho_dir} }