// Exemplo de arquivo de descricao de cena para POV-ray // Last edited on 2003-07-31 12:50:37 by stolfi // ====================================================================== // CÂMERA camera { location 1.3* < 176.00,66.00, 100.00 > // Posição do observador. right -1.0*x // Largura RELATIVA da imagem. up 0.75*y // Altura RELATIVA da imagem. sky y // Qual direção é "para cima"? look_at <3.00, 12.00, 30.00 > // Para onde a câmera está apontando. } // Nota: os parâmetros "right" e "up" devem ter a mesma proporção // que os parâmetros ${WIDTH} e ${HEIGHT} no Makefile. // ====================================================================== // FONTES DE LUZ light_source { 10 * < +50.0, +30.0, +50.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 1.2 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } light_source { 10 * < +50.0, -10.0, +10.0 > // Posição da lâmpada. color rgb 0.8 * < 1.00, 1.00, 1.00 > // Intensidade e corda luz. } // ====================================================================== // DESCRIÇÃO DA CENA background{ color rgb < 0.75, 0.80, 0.85 > } #declare raio = 2.000; #declare tinta_A = texture { pigment { color rgb < 0, 0, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_B = texture { pigment { color rgb < 1.00, 0.80, 0.10 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare tinta_C = texture { pigment { color rgb < 255, 0, 0 > } finish { diffuse 0.5 specular 0.5 roughness 0.005 ambient 0.1 } } #declare corpo = cone{ <25,15,15>,4.00, <25,30,15>,8.00 texture {tinta_A} } #declare pescoco = cylinder { <25,30,14>, <25,32,14> 1.5 texture {tinta_B} } #declare olhos = cylinder { <22,37,17>, <22,37,23> 1.5 texture {tinta_C} } #declare esfera = sphere { <25,38,15>, 6.00 texture {tinta_A} } #declare chifre = cone { <25,44,15>,2, <25,54,15>,0 texture {tinta_C} } #declare cabeca = difference{ union { object {esfera} object {chifre rotate z*5} object {chifre rotate z*-5} } object {olhos translate <-1,2,0>} object {olhos translate <3,2,0>} } object {corpo} object {pescoco} object {cabeca} // Aqui está a cena, finalmente: