Meus Planos para Ganhar um Dinheiro Fácil

Jorge Stolfi
17 de fevereiro de 2014

Método A

Peço para alguém me mostrar uma nota de 100 reais. Arranco a nota da mão dele e saio correndo.

Avaliação do Método A

Vantagens: Ganho 100 reais.
Desvantagens: Vítima grita "pega ladrão", chama polícia, me pegam e vou pra cadeia.

Nada bom. Esquece o Método A.

Método B

Peço para dez pessoas fazerem roda, cada uma segurando uma nota de 100 reais. Falo para cada um passar sua nota pro cara à sua direita, devagar no começo mas acelerando aos poucos.

Mostro a eles matematicamente que, a cada momento, o total que cada um tinha, mais tudo o que recebeu do vizinho Esquerdo, é sempre maior do que ele entregou pro seu vizinho vizinho Direito; de modo que no fim todo mundo vai sair ganhando.

Exemplifico pegando a nota de meu vizinho Esquerdo e entregando pro meu vizinho Direito, "assim, ó." Logo estamos todos os onze passando as dez notas de mão em mão, sem parar.

Um cara passa e pergunta, "posso entrar também?" "Sim, arrume uma nota de 100 e entre na roda." "Se eu contribuir duas notas, ganho o dobro do lucro?" "Claro!" Ele chama mais dois amigos, que chamam outros, e assim por diante.

Logo somos vinte e uma pessoas circulando trinta notas. Todos percebem que o método está funcionando: cada um agora precisa pegar outra nota do Esquerdo antes de poder entregar a sua pro Direito.

Depois de alguns minutos, eu paro por um instante pra recolher a caneta que deixei cair no chão. Nisso eu discretamente enfio no bolso a nota que o Esquerdo me passou, e imediatamente retomo a brincadera. Com as notas andando, ninguém consegue contar e perceber que agora só tem vinte e nove delas circulando.

Minto, aquele cara do outro lado da roda está olhando feio pro meu bolso, ele percebeu meu golpe! Estou frito! Mas em vez de me delatar, o malandro pisca para mim, dá uma paradinha pra assoar o nariz, também embolsa discretamente a nota do seu Esquerdo e continua a brincadeira. Ufa!

Mas é bom não facilitar. Falo pro pessoal, "desculpa gente, tenho que pegar minha calopsita na academia, vão em frente sem mim". E saio mostrando alto a "minha" nota, que acabei de receber do Esquerdo. Aquele malandro faz o mesmo. Os outros dezenove me agradecem pela grande dica e continuam circulando as vinte e seis notas que restaram, já pensando em como vão gastar o lucro.

Avaliação do Método B

Vantagens: Ganho 200 reais.
Desvantagens: Ainda não sei, vamos ver como esse negócio do Bitcoin acaba.


Last edited on 2020-07-24 00:51:51 by stolfi