MO826A/MC936A/MC931A - Ciência dos Dados em Saúde (2019.1)

Resumo

Apresenta uma visão geral de como a informática e tecnologias de informação estão remodelando o contexto da saúde. A ênfase desse curso será na Ciência dos Dados e, portanto, serão apresentados fundamentos dessa área, suas aplicações em saúde e principais abordagens. Trata-se de uma disciplina interdisciplinar que será conduzida por um professor da Computação com diversos convidados em Saúde, incluindo Medicina, Enfermagem e Farmácia. Serão desenvolvidos projetos práticos interdisciplinares voltados ao trabalho colaborativo entre alunos de computação e outras áreas, por essa razão, estão convidados a participar do curso alunos da Computação, Saúde e outras áreas interessadas.

Público Alvo

Esta disciplina foi concebida para que possam se matricular alunos de saúde, computação, engenharias, matemática, estatística e outras áreas associadas. Infelizmente, para a graduação, não foi possível criar uma disciplina sem pré-requisitos pois não existe este tipo de disciplina no catálogo do IC. Criamos três opções que maximizam a participação de alunos, como é detalhado a seguir. Quem quiser participar como ouvindo, basta me mandar um e-mail. A disciplina tem três códigos que se referem à mesma coisa:

As aulas estão sendo ministradas - terça 16h-18h e quinta 16h-18h.

Plano de Desenvolvimento da Disciplina

Vídeo das aulas

As aulas em sala serão gravadas e você as encontrará tanto no CameraWeb da Unicamp quanto no Youtube.

Programa

A análise computacional de dados em saúde tem crescido em relevância e impacto não apenas pelo desenvolvimento de estratégias e algoritmos, como também pela crescente quantidade de dados disponíveis. Este curso está organizado em três grandes bloco: primeiro, traz uma visão geral da informática e saúde ou eHealth; segundo, traz uma visão geral de dados em saúde que estão disponíveis publicamente, organizando-os conforme a escala de análise, por exemplo: molecular, celular, tecidos, indivíduos e grupos. Será dada uma visão panorâmica de abordagens para a análise desses dados, envolvendo: estatística, aprendizagem de máquina, redes complexas e ontologias. O curso trará uma visão prática envolvendo a apresentação de ferramentas e seu uso na análise de dados. Por ser projetada para ser interdisciplinar, essa disciplina prevê a interação de alunos de computação, engenharias, matemática e estatística com outras áreas, principalmente aquelas voltadas à saúde. Por essa razão, não é requerido conhecimento especializado em computação para a participação na disciplina.

Dentre os principais tópicos abordados estão: