Descrição e Relevância

    O avanço e o crescimento da pesquisa na área de bibliotecas digitais remonta aos primórdios da Web. A enorme expansão da área pode ser constatada pelos milhões de dólares investidos em centenas de projetos de pesquisa e desenvolvimento nos EUA, Europa e outros países do mundo na última década (e.g., the National Science Digital Library, the Digital Library Initiative – Phase 2 , the DELOS Network of Excellence on Digital Libraries), bem como pelas inúmeras conferências e workshops mundiais (e.g. séries “ACM Conference on Digital Libraries” (1996-2000) e “ACM/IEEE Joint Conference on Digital Libraries” (2001-presente) e regionais (e.g., séries “European Conference on Digital Libraries” (1997-presente) e “International Conference on Asian Digital Libraries” (1998-presente)).

    O potencial educacional e de preservação e disseminação cultural e científica existente nas bibliotecas digitais é inegável. Por outro lado, bibliotecas digitais estão entre os mais complexos e importantes sistemas de informação da atualidade. Tal complexidade é justificada principalmente pela inerente interdisciplinaridade envolvida na construção desse tipo de sistema. Bibliotecas Digitais integram resultados de pesquisa de disciplinas tais como Gerenciamento de Bancos de Dados, Recuperação de Informação, Engenharia de Software, Multimídia/Hipermídia, Interação Humano-Computador, entre outras.

    O WDL trata de uma aplicação-chave no campo da Tecnologia da Informação com impacto significativo na qualificação da gestão do conhecimento científico e tecnológico, pois permite aperfeiçoar o ambiente de trabalho de bibliotecas digitais.