Atenção: As informações oficiais estão nas páginas da CPG do IC. Elas têm sempre precedência em relação a qualquer informação dessa página.
Agora que você deciciu fazer uma pós-graduação no Instituto de Computação, você precisa definir o nível desejado. O caminho mais comum é fazer um mestrado e depois um doutorado. Mas esse não é um caminho obrigatório, existem alunos que fazem/fizeram doutorado direto, sem fazer mestrado.
Ambos os programas, mestrado e doutorado, exigem que os alunos compram créditos em disciplinas, 22 créditos para o mestrado e 24 créditos para o doutorado. Os alunos de mestrado devem terminar os créditos até o final do primeiro ano e os do doutorado até o final do segundo ano.
Existe também a opção de cursar disciplinas individuais como aluno especial. Recomendo esta opção para os alunos que ainda estão cursando a graduação e desejam fazer disciplinas que possuem oferta conjunta graduação-pós. Também temos tido bastante procura por pessoas que trabalham e procuram fazer os créditos de forma mais lenta que o indicado no parágrafo anterior. Esses alunos procuram fazer uma disciplina por semestre até completar todos os créditos do mestrado para depois solicitar inscrição como aluno regular. Quando aceitos como alunos regulares, eles solicitam a convalidação dos créditos. Se você não pode, no momento, se afastar do seu trabalho em período integral para fazer o mestrado, essa é uma oportunidade de começar e, depois de cursados os créditos, decidir a melhor forma de concluir (provavelmente junto com o futuro orientador).
Cada disciplina da pós-graduação do IC tem uma quantidade associada de créditos. O número de créditos está relacionado com o número de horas aula por semana (1 crédito por hora de aula por semana). Tipicamente, as disciplinas valem 4 créditos. Lembrando, o aluno deve cursar 24 ou 22 créditos em disciplinas. Existem outras formas de completar os créditos. No caso do mestrado, o aluno precisa de, no mínimo, 20 créditos em disciplinas (5 diciplinas) e pode conseguir os outros créditos de formas alternativas. No caso do doutorado, a quantidade de disciplinas necessárias varia de acordo com o fato do aluno ter ou não cursado um mestrado antes.
Para os outros 2 créditos, existem algumas alternativas: uma disciplina extra (4 créditos) ou duas disciplinas de seminário (1 + 1) são os casos mais comuns.
Se você está cursando créditos como aluno especial com o intuito de entrar como aluno regular, lembre-se que você estará sujeito ao regulamento do mestrado do momento em que você entrar como aluno regular do IC e não do regulamento do momento em que se matriculou em cada disciplina individualmente.
No mestrado, os alunos devem cursar uma disciplina básica da área de Teoria de Computação e uma disciplina básica de duas das seguintes três áreas: Sistemas de Computação, Sistemas de Programação e Sistemas de Informação. O aluno pode solicitar dispensa de área obrigatória se tiver um histórico com boas notas em disciplinas de cada área solicitada. Observe que a dispensa de área obrigatória não é dispensa de disciplina, você ainda terá que fazer todos os créditos necessários para o cumprimento do mestrado.
Tipicamente, os alunos de mestrado fazem três disciplinas e uma disciplina de seminário ou redação científica no primeiro semestre (13 créditos), um estudo dirigido nas primeiras férias (0 crédito, mas obrigatório) e completam o segundo semestre com duas disciplinas e outra disciplina de seminário (9 créditos). Não há nenhuma obrigatoriedade nessa ordem, cada aluno, junto com o orientador, deve programar uma forma de cumprir os créditos. Um exemplo bem comum é inverter a seqüência de 3 disciplinas seguidas de 2 disciplinas por 2 disciplinas seguidas de 3 no semestre seguinte.
Os alunos de pós-graduação também têm que fazer um exame de proficiência de inglês. As provas são aplicadas uma vez por semestre e os alunos podem fazê-la no primeiro ou no segundo semestre. Consultem a data no calendário da pós. Um aluno reprovado no exame no primeiro semestre pode refazer a prova no segundo semestre.
Todos os alunos de mestrado devem realizar um exame de qualificação no segundo semestre de curso. Esse exame é composto por um texto de no máximo 20 páginas com a proposta de mestrado, uma apresentação de 20 minutos e uma argüição de uma banca cujos membros são professores do IC.
Toda defesa de mestrado deve ser marcada com 35 dias de antecedência, com todos os formulários preenchidos e entregues na secretaria da pós-graduação nesse momento.
Dos 24 créditos necessários para o programa, os alunos podem convalidar até 12 créditos de um mestrado. Não perca os prazos!
Todo aluno de doutorado deve realizar o Exame de Qualificação que é composto de duas partes: Exame Geral e Exame Específico. O Exame Geral consiste em cursar disciplinas de sua área e de outras duas áreas com boas notas. O Exame Específico é uma apresentação do seu tema de trabalho perante uma banca da qual o orientador não faz parte.
Toda defesa de doutorado deve ser marcada com 45 dias de antecedência, com todos os formulários preenchidos e entregues na secretaria de pós-graduação neste momento.