Quer fazer Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado ou Pós-Doutorado?

Veja também

Por favor, comece lendo esta seção

Muita gente me escreve pedindo sugestão de temas para Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Boa parte destas pessoas nem se dá ao trabalho de descobrir minha área de pesquisa (veja na minha página principal). Algumas nem se dão ao trabalho de indicar sua própria área de interesse! Infelizmente não tenho a menor condição de ajudar nestes casos. Portanto, antes de procurar a ajuda de qualquer pessoa, você deve, no mínimo, saber que área de pesquisa tem interesse e tentar conciliar com a área de pesquisa da pessoa a qual vai pedir ajuda.

Por onde começar?

Eu trabalho com vários projetos e oriento vários alunos. Você pode ver uma breve descrição de cada um deles através dos links da minha página principal. Nessas páginas eu só cito os trabalhos em andamento, mas sempre tenho novas idéias para novos projetos relacionados. Se ficou interessado em algum deles, procure na página do LSC pela página oficial do projeto e também por artigos que já publicamos sobre o assunto, eles podem ajudar a esclarecer algumas dúvidas iniciais.

O próximo passo é me procurar para conversarmos sobre uma proposta de projeto. Veja detalhes específicos nas seções abaixo.

Se você veio parar nessa página por uma busca mais genérica e quer saber como funcionam os programas de pós-graduação do IC, tenho também essa página de apresentação. Para informações mais completas sobre a nossa pós-graduação, refira-se sempre à página da CPG.

Iniciação Científica

É uma ótima oportunidade para iniciar uma carreira de pesquisa (ou para decidir que não é isso que você quer fazer da vida :-) ). Mesmo não querendo seguir a carreira de pesquisador, ainda assim pode ser interessante fazer Iniciação Científica pois existem empresas que valorizam isto no currículo do aluno.

Normalmente, os trabalhos dos meus alunos de Iniciação Científica estão relacionados com projetos de mestrado ou doutorado em andamento no LSC. Isso permite tanto focar o trabalho do aluno de Iniciação Científica quanto permitir que ele também conheça um pouco mais da área ao entrar em contato com os alunos mais avançados. Outro fator importante dessa ligação é permitir ao aluno de Iniciação Científica ter uma melhor noção do que é um mestrado e/ou doutorado.

Existem algumas alternativas para bolsas no momento: PIBIC(CNPq)/SAE(UNICAMP) que tem uma chamada de projeto por ano no primeiro semestre (em torno de abril), FAPESP que trabalha com fluxo contínuo (o projeto pode ser enviado a qualquer momento do ano) e bolsas locais de algum projeto do LSC. É sempre necessário um estudo preliminar antes da escrita do projeto, leve isso em conta ao procurar um projeto.

Mestrado

Se você gostou de algum dos projetos que trabalho, isso já é um bom começo. Um projeto de mestrado não precisa de uma contribuição inédita à área de trabalho.

No Instituto de Computação, os alunos não precisam de um orientador para entrar no mestrado, eles podem procurar pelo orientador no primeiro semestre de curso. As bolsas do CNPq e da CAPES são alocadas diretametne pela Comissão de Pós-Graduação do IC, já as da FAPESP são concedidas mediante aprovaçãod e um projeto de pesquisa. Nos últimos anos, o LSC teve bolsas de projetos para alocação direta aos alunos, sem burocracia, estamos sempre procurando oportunidades como essas.

Todos os alunos que oriento trabalham em projetos do LSC - Laboratório de Sistemas de Computação.

Doutorado

Se você gostou de algum dos projetos que trabalho, isso já é um bom começo. Um doutorado exige uma contribuição inédita à área de trabalho. Para fazer doutorado no IC não é preciso ter um orientador antecipadamente, mas recomendo fortemente que você converse comigo antes de fazer a inscrição.

As bolsas do CNPq e da CAPES são alocadas diretametne pela Comissão de Pós-Graduação do IC, já as da FAPESP são concedidas mediante aprovaçãod e um projeto de pesquisa. Nos últimos anos, o LSC teve bolsas de projetos para alocação direta aos alunos, sem burocracia, estamos sempre procurando oportunidades como essas.

Todos os alunos que oriento trabalham em projetos do LSC - Laboratório de Sistemas de Computação.

Pós-Doutorado

Temos disponibilidade de posições de pós-doutorado em fluxo contínuo. Vários de nossos projetos têm espaço para pós-doutores. Entre em contato para combinarmos o projeto.

A nossa melhor fonte de bolsas para pós-doutorado é a FAPESP, que fornece uma bolsa num patamar compatível com o de um docente recém-contratado. Entre em contato o mais cedo possível para enviarmos um projeto em conjunto para a FAPESP.

Voltar para a página principal.