MC723 - Laboratório de projetos de sistemas computacionais

Informações Gerais

Professor: Rodolfo Jardim de Azevedo (email)

Aula: Ter: 08h-12h

Atendimento: Enviar email marcando, indicando preferência de horário. Veja mais comentários sobre horários de atendimento na seção específica desta página.

Sala: CC01/CC02

Avaliação

Veja Também

Avisos

30/06
Notas na página. Os alunos que ficaram de EXAME devem entrar em contato (por email) o mais rápido possível para fechar a atividade a ser entregue até o final do semestre. As apresentações das atividades de exame podem ser feitas até o dia 16/07.
25/06
As primeiras notas já estão na página.
22/06
As instruções para a entrega da versão final foram atualizadas. Leiam atentamente. Lembrem-se que todos devem entregar o trabalho até o dia 23/06 independente do dia da apresentação. Para esta entrega, como sempre, também vale a carência de 24h.
11/06
As fichas de avaliação da disciplina estão ao lado da porta da minha sala. Um envelope contém fichas em branco e o outro é para as fichas preenchidas. Por favor, façam a avaliação da disciplina.
11/05
Você já reservou o dia para a apresentação do seu grupo? Faça sua reserva no wiki.
18/05Peguem os resultados da avaliação dos trabalhos na área da disciplina da xaveco.
30/04 Veja um breve tutorial sobre o Exercício 4. Para isto você precisa criar um login no site de vídeos e navegar até MC723AB.
28/04 Adiada a entrega do Exercício 4 para o dia 06/05.
22/04 Você já leu a seção desta página relacionada com os horários de atendimento?
08/04 Listagem com todas as entregas até o momento. Esta listagem vai ser atualizada com as próximas entregas também.
06/04 Listagem das entregas do primeiro exercício.
31/03 Não haverá aula no dia 14/04.
31/03 Prazo para formação dos grupos da disciplina no wiki 30/04. A escolha dos temas deverá ser feita junto com o professor, no horário das aulas dos dias 7/04 e 28/04. Após o dia 30/04, os alunos ainda sem grupos serão agrupados e os grupos sem temas terão os temas alocados pelo professor.
30/03 Por causa da queda de energia do final de semana, o relatório do exercício 1 poderá ser entregue até 01/04 - 8h.
02/03 Datas importantes do calendário de graduação.

Objetivos

Aprimorar os conceitos aprendidos no curso de Projeto de Sistemas Computacionais através de exercícios e da modelagem de um sistema com processador(es) e periférico(s).

Atividades

O semestre será dividido em duas partes: exercícios e projeto. Na parte de exercícios, cada aluno implementará pequenas atividades para garantir o entendimento de alguns tópicos básicos. Na segunda parte, cada grupo implementará um projeto que será definido no início do semestre.

Todas as entregas possuem uma carência automática de 24 horas, mas não aceitarei nenhuma justificativa de adiamento com base em fatos ocorridos nessas 24 horas. A carência não é válida se ultrapassar o limite do período letivo.

Bibliografia

Os documentos online, referenciados aqui, também estão disponíveis no meu homedir do IC3 (cd ~rodolfo/mc723).

Atendimento

Além do horário reservado para a disciplina, posso atender os alunos em vários horários alternativos, incluindo pedaços do horário do almoço e também horários no início da noite (até 20h).

Para facilitar seu atendimento, procure marcar por email para garantir que eu esteja disponível no dia. Envie uma mensagem sugerindo um horário de atendimento (olhe minha agenda atualizada). Se você quer me demonstrar algum código, procure tê-lo instalado na máquina ssh.students.ic.unicamp.br para que seja fácil demonstrar na hora (por favor, evite trazer algo para instalar na minha máquina, minha experiência diz que teremos grande trabalho para instalar).

Exercícios

Todos devem fazer, individualmente, cada um dos exercícios a seguir:


Trabalhos

Prazos dos trabalhos:

Cada entrega deve ser na forma de um relatório com tamanho máximo de 2 páginas. Todos os grupos devem guardar o código definido por cada entrega para apresentação. Haverá um sorteio para as duas fases intermediárias e todos os grupos farão uma apresentação final nos dias 23/06 e 30/06.

Relatório da Especificação Detalhada

Este é o primeiro relatório onde o grupo deve descrever, em detalhes, o que será feito no trabalho. O limite continua sendo de 2 páginas, por isto, escreva apenas o necessário. Pense nele como uma fase de estudos e melhoria da especificação. Utilize os conceitos que você já aprendeu com os exercícios, juntamente com as metas para o seu trabalho. É possível mudar a especificação no futuro, junto com as outras entregas (converse com o professor se for necessário).

Para os trabalhos sobre plataforma, recomendo as seguintes seções:

  1. Introdução: Apresente superficialmente o que é esperado de sua plataforma: funcionalidades, características, componentes, motivação para criá-la, um diagrama geral da plataforma pode ser útil para as seções futuras, etc
  2. Componentes da plataforma: Crie uma subseção para cada um dos componentes e indique questões relevantes sobre cada um deles. Ex.: protocolo de comunicação, interface com o software, restrições, forma de implementação (ao menos uma meta), etc.
  3. Software: O que será feito em software, como vai funcionar, o que vai ser executado em cada processador, etc.
  4. Distribuição das atividades para cada entrega: Planejamento das próximas 3 entregas e justificativa para a abordagem escolhida. Ex.: cada entrega pode ter um subconjunto dos componentes implementados e funcionando ou todos os componentes serão desenvolvidos em paralelo mas serão entregues parcialmente em cada entrega, etc.
  5. Alocação de atividades aos componentes do grupo: Se o grupo vai dividir as atividades, indicar quais ficarão com cada componente.

Para os demais trabalhos, o formato é livre, mas usem como inspiração a descrição acima sobre plataformas.

Formato da entrega

Para as entregas parciais, proceda conforme os exercícios entregando apenas um relatório de 2 páginas nomeado gXXfY.pdf onde XX é o número do seu grupo com 2 dígitos e Y é o número da entrega. O assunto do email deve ser: MC723 - FY - GXX.

Um arquivo com o nome gXX.tgz, onde XX é o número do seu grupo com 2 dígitos (Ex.: 01 ao invés de 1), enviado por email que contenha o assunto: MC723 - FY - GXX, onde Y é a fase da entrega e XX é o número do seu grupo. Dentro desse arquivo deve existir apenas um diretório com o nome gXX, onde XX é o número do seu grupo, e dentro desse diretório deve conter:

Alguns grupos estão reclamando por não conseguirem executar o comando arp. O problema está no comando que estão tentando executar. O comando correto é o arp.py que está dentro do diretório bin. Infelizmente há um outro programa dentro do pacote do arp que está causando esta confusão (ele era um soft-link que acabou sendo quebrado durante a distribuição).

Qualquer entrega fora da especificação que não contar com um acordo prévio com o professor será terminantemente desconsiderada.

Calendário

03/03T Apresentação da disciplina
10/03T
17/03T
24/03T
31/03T
07/04T
14/04T Não haverá aula.
21/04T Feriado. Não haverá aula.
28/04T
05/05T
12/05T Não haverá aula.
19/05T
26/05T
02/06T
09/06T
16/06T
23/06T Apresentação e Entrega. Reservas no wiki.
30/06T
Apresentação e Entrega. Reservas no wiki.