ECONOMIA
EM CULTURA
ESPORTES
GERAIS
INTERNACIONAL
NACIONAL
OPINIÃO
POLÍTICA
MAPA DO SITE
AGROPECUÁRIO
BEM VIVER
D+
FEMININO & MASCULINO
GUIA DE NEGÓCIOS
GURILÂNDIA
IMÓVEIS
INFORMÁTICA
LUGARES
PENSAR
TV
VEÍCULOS
ANUNCIE
ASSINE O EM
ASSINE O UAI
CLASSIFICADOS
CLUBE DO ASSINANTE
WEBMAIL
ASSOCIADOS
ÚLTIMAS
Belo Horizonte, quinta, 30 de Outubro de 2003
Atualizado às quintas feiras
Data da última atualização: 30/10/2003
TALENTO
Programa esconde textos em imagens
Estudante da Universidade Federal de Lavras desenvolve software avançado para tráfego sigiloso de informações entre amigos

Avanço - O Camaleão deve ser baixado gratuitamente nos computadores de quem envia e recebe as mensagens secretas. Para disfarçar o conteúdo, basta escolher uma figura qualquer

O estudante do curso de ciência da computação da Universidade Federal de Lavras, Anderson de Rezende Rocha, com o incentivo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), desenvolveu o software Camaleão, que esconde textos em mensagens, e pode ser baixado gratuitamente da internet. Rocha explica que, para usar o programa e trocar mensagens sigilosas, que só podem ser lidas por pessoas autorizadas, é preciso que todos os envolvidos tenham o software no computador. O Camaleão é uma solução baseada na esteganografia, processo de esconder informações.

A esteganografia (estegano = esconder, grafia = escrita) é uma técnica usada há séculos, que ganhou novas ferramentas com a informática. Rocha conta, no projeto de conclusão de curso, em que tem a orientação dos professores Heitor Augustus Xavier Costa e Lucas Monteiro Chaves, uma das técnicas de esteganografia usada na Grécia Antiga, que consistia em uma madeira com vários furos, cada qual representado uma letra. Quando alguém enviava uma mensagem sigilosa, passava um barbante pelos furos correspondentes às letras, e o receptor acompanhava as ligações para decifrar o texto. Se a mensagem era interceptada por alguém, não era descoberta, nem mesmo se sabia que aquele aparente brinquedo carregava informações. Hoje são usados os pixels da imagem.

A partir de uma senha, que define como será o processo de codificação da informação, é gerada uma chave de números que define cada caracter do texto ou cada pixel da imagem. Assim o texto ou a gravura ficam escondidos em uma imagem qualquer, escolhida pelo usuário. A senha gerada para definir a seqüência numérica é enviada às pessoas autorizadas a receber a mensagem, que a decodificam. Se a mensagem secreta for interceptada, parece que apenas uma imagem trafega na rede, sem levantar suspeitas.

Rocha explica que, além de e-mails, o Camaleão pode esconder mensagens em sites, de forma que apenas as pessoas autorizadas sabem o que está escrito ou estampado por trás da imagem que aparece na página da web. Outra opção do programa, diz o estudante, é repetir o processo em uma mesma mensagem, de modo que diferentes senhas tenham que ser decodificadas para se chegar à mensagem final, escondendo uma informação dentro da outra. Em caso de mensagens que não exijam muita segurança, o Camaleão pode ser usado sem criar uma senha, e o texto pode ser lido por qualquer pessoa que tenho o software. O Camaleão foi desenvolvido em linguagem Java e pode ser copiado no site do estudante. (IC)

www.comp.ufla.br/~undersun
 
INFORMÁTICA
Cerco aos e-mails

Informações comprometedoras

Tecnologia de controle

Proibição intrigante

Universo vigiado

LANÇAMENTO
Para acabar com O maldito spam

BOOKMARKS
Site de terceiro setor

Lançamentos

ON-LINE
Cartório atende via web

TALENTO
Programa esconde textos em imagens

SOLUÇÕES EM INFORMÁTICA
Feira Setorial para a Indústria

Expositores

TECNOLOGIA
A velocidade da telefonia móvel

Novidades nas lojas antes do final do ano

Telefone envia vídeo de até 30 segundos

CERTIFICAÇÃO
Fumec terá centro da Borland

Convênio reduz preços para escolas

PRONTUÁRIO HOSPITALAR
Mais mobilidade para a saúde

Controle e segurança

LICENCIAMENTO
Grandes grupos buscam pequenos

MÚSICA
Ouvido digital

Relação sem muita teoria

LANÇAMENTO
Sala de aula com nova ferramenta

DESAFIO
Um supercomputador

GIRO TECNOLÓGICO
Cápsula

TV ALTEROSA | RÁDIO GUARANI | UAI | DIARIO DA TARDE | FALE COM O EM
Desde 1928 nº 22.585
Primeira Página
Info Ajuda
Laércio Vasconcelos
Placa - Imagem digital

Atalho
José Antônio Ramalho
Dicas para PowerPoint

Soft & Hard
Cartão de memória seguro



Son Salvador


Instituto Terra, em Aimorés


Olha o trem!