MO 417 - Ata de Exercícios (Fluxo máximo)

Ata - Aula do dia 11/06/2003
Redatora: Daniele Constant Guimarães - ra: 012108

Organização

  1. Exercícios

  2. 26.2-1
    26.2-3
    26.2-8

  3. Correções feitas

  4. Exercício 26.2-3
     
  5. Conclusões

Nesta ata serão apresentados os exercícios resolvidos em aula referentes ao capítulo 26 do livro "Algoritmos - Tradução da segunda edição americana - teoria e prática", 2002 do autor Thomas H. Cormen, além da discussão gerada em sala sobre esses exercícios.

  1. Exercícios

  2. 26.2-1) Na figura 26.1(b), qual é o fluxo pelo corte ({s, v2, v4}, {v1, v3, t})? Qual a capacidade desse corte?

    Figura 26.1(b), página 511 Figura 26.1(b), com o corte especificado
    Figura 26.1(b), página 511
    Figura 26.1(b), com o corte especificado

    Solução:
    Discussão:
            Esse exercício gerou uma discussão sobre o que é fluxo líquido e fluxo máximo. O professor explicou a diferença entre os fluxos da seguinte forma:
             Existe uma rede e existe o fluxo. O fluxo sendo máximo ou não, em qualquer corte, o valor do fluxo líquido vai ser igual ao valor do fluxo naquele corte. Agora, a capacidade do corte varia dependendo do corte. Se o corte for mínimo o fluxo vai ser máximo.
             No exercício, se for possível achar um corte mínimo com valor 19, pode-se garantir que o fluxo é máximo, mas um fluxo com valor 19 e um corte com valor 31, não se pode afirmar nada.
             O corte mínimo encontrado em sala foi de ({s, v1, v2, v4}, {v3, t}) sendo seu valor c(v1, v3) + c(v4, v3) + c(v4, t) = 12 + 7 + 4 = 23

    26.2-3) No exemplo da figura 26.5, qual é o corte mínimo correspondente ao fluxo máximo mostrado? Dos caminhos aumentantes que aparecem no exemplo, quais são os dois que cancelam fluxo?

    (a) Figura 26.5, página 522 Figura 26.5, página 522
    (b) Figura 26.5, página 522 Figura 26.5, página 522
    (c) Figura 26.5, página 522 Figura 26.5, página 522
    (d) Figura 26.5, página 522 Figura 26.5, página 522
    (e) Figura 26.5, página 522
    Figura 26.5, página 522

    Solução:


    26.2-8) Mostre que um fluxo máximo em uma rede G=(V, E) sempre pode ser encontrado por uma seqüência de no máximo |E| caminhos aumentantes. (Sugestão: Determine os caminhos depois de encontrar o fluxo máximo).

    Esse exercício foi enviado para a lista da turma uma vez que não foi encontrada sua solução em sala de aula.
    Solução:

    Dado um fluxo máximo em uma rede G=(V,E). Este fluxo pode ser representado por um conjunto de caminhos CJ selecionados da seguinte forma:


    Vamos associar cada caminho de CJ a uma das arestas removidas quando ele foi adicionado a CJ. Podemos afirmar o seguinte:

    A associacao caminho c -> aresta removida (i,j) é INJETIVA, ou seja, não há dois caminhos associados à mesma aresta.

    Vamos provar isto:
    Tomemos um caminho c escolhido para ser adicionado a CJ, e considere sua aresta associada (i,j). Os caminhos adicionados antes de c não foram associados a (i,j), pois ela estava ainda no grafo quando c foi adicionado. Os caminhos adicionados depois de c também não podem estar associados a (i,j), pois ela não estava mais no grafo depois que c foi adicionado.

    Considerando cada cada um dos caminhos c de CJ é um caminho aumentante, e como a associação é injetiva, então temos no máximo |E| caminhos aumentantes.

  3. Correções feitas

  4. Exercício 26.2-3
    O enunciado original deste exercício referencia a figura 26.6, o correto é referenciar a figura 26.5.
    Outro problema encontrado foi na tradução do segundo item do exercício. No enunciado original a pergunta é: "... cancelam O fluxo?". Após discussão em sala, chegou-se a conclusão que o enunciado correto seria: "... cancelam fluxo?"

  5. Conclusões

  6. Os dois primeiros exercícios foram resolvidos com êxito.
    Durante a resolução do primeiro exercício surgiu uma dúvida sobre fluxo máximo que foi prontamente esclarecida pelo professor.
    Na resolução do segundo exercício houve dúvidas quanto à interpretação do enunciado do mesmo e após discutir as possíveis interpretações optou-se por alterar o enunciado da questão conforme descrito na sessão 2 - Correções feitas.
    Após várias tentativas de resolução, o terceiro exercício ficou pendente. Depois de alguns dias foi enviada uma solução para a lista da turma e esta solução foi reproduzida aqui após ser verificada pelo professor.