MC346 - Avaliação

Criada: 2015-07-04
Revisada: 2015-08-13 (programas iguais)

Haverá dois tipos de avaliação: as provas escritas e os projetos de programação. As provas escritas valerão 2/3 da nota, enquanto que os projetos de programação darão os outros 1/3 da nota.

Nota: alunos da turma especial serão avaliados apenas com base nas provas. Para eles, os pesos serão: provas 100% e projeto 0%.

As provas escritas terão duração de 1:40 horas. Haverá duas provas escritas, uma para cada linguagem.

O projeto de programação consiste no desenvolvimento de um jogador para um certo jogo. Os programas de todos os alunos participarão de um campeonato e a nota de cada participante será dependente da performance do seu jogador neste campeonato. Maiores informações sobre o jogo e o campeonato, inclusive sobre a avaliação (nota) dos jogadores) poderão ser encontradas numa página específica.

O projeto deverá ser entregue na data designada no cronograma. Projetos entregues com atraso perderão pontos, a uma taxa de 0.0138889% por minuto de atraso, que equivale a uma taxa de 20% da nota por dia. Por exemplo, um projeto entregue com 36 horas (2160 minutos) de atraso perderá 30% da nota. Um atraso de 5 minutos perderá apenas 0.07%, praticamente desprezível. Após 5 dias, não vale mais a pena entregar o projeto. Caso o projeto seja dividido em partes, esta penalização por atraso valerá para cada parte.

Os códigos dos alunos serão analisados para ver se contém comandos espúrios e maliciosos, como tentativa de acesso a arquivos que não fazem parte do sistema sendo desenvolvido, tentativa de acesso à rede, etc. Quaisquer arquivos fonte que contiverem comandos considerados maliciosos serão descartados e o aluno que os tiver submetido receberá zero na disicplina como punição. Programas iguais ou muito parecidos serão passíveis da mesma punição. Além disso, cada aluno deverá ser capaz de explicar todo o seu código ao instrutor, em entrevista marcada especialmente para este fim. Caso o aluno não demonstre cabal conhecimento de seu próprio código, receberá também zero na disciplina.

Para escapar do exame, os estudantes deverão obter nota de aproveitamento (veja abaixo a definição) maior ou igual a 5.0 (cinco), e também uma nota maior ou igual a 4.0 (quatro) em cada linguagem.

Desta forma, a nota final de cada estudante será dada por:

NomeSímboloFórmula
Nota finalNF(NA + NE)/2, se fez exame, ou NA caso contrário
ExameNEnota obtida no exame final (de 0 a 10)
AproveitamentoNA0.5*NP + 0.5*NL
Nota de PrologNP(2*PP + CP)/3
Nota de LispNL(2*PL + CL)/3
Prova escrita de PrologPPnota obtida na prova escrita 1 (de 0 a 10)
Prova escrita de LispPLnota obtida na prova escrita 2 (de 0 a 10)
Nota do campeonato de PrologCPnota obtida no projeto de programação Prolog (de 0 a 10).
Nota do campeonato de LispCLnota obtida no projeto de programação Lisp (de 0 a 10).

Caso NF seja maior que 10, será rebaixada para 10. Caso seja detectada fraude, a nota NF será zero para todos os envolvidos, sem prejuízo de outras sanções.


MC346 Home

© 2015 João Meidanis